A bola da vez

0
1307

Ter um corpo sarado nem sempre é sinônimo de sacrifício! A malhação do dia-a-dia em busca de saúde e boa forma pode ser bem mais divertida com o uso de acessórios como as bolas.
À princípio, buscava-se um instrumento que pudesse ser útil no tratamento de problemas posturais. Assim foi criada uma enorme esfera, feita de uma borracha resistente, que suporta até 300 quilos de peso. Conhecido como Fitball, o acessório passou a ser usado em várias atividades físicas. A bola serve de suporte para potencializar os efeitos da ginástica localizada e dos exercícios de alongamento, além de ser um ótimo massageador. “Foram agrupados exercícios de resistência, condicionamento, fortalecimento da musculatura, sem que haja impacto”, explica a professora Cristina Leone, da academia Walk Dance. “Os exercícios não forçarão as articulações e há também um trabalho de alongamento e flexibilidade”, complementa a professora Walquíria Bozzi, também da Walk Dance.
Uma das vantagens de fazer ginástica com bola é por não ter equilíbrio. Sim, o esforço exigido durante o movimento é maior, por isso regiões específicas, como pernas, bumbum e grupos musculares mais difíceis de alcançar serão mais trabalhados. “Será preciso mais contração da musculatura, inclusive a do abdômen”, diz Flávia Dias Spadari, professora de ABS com Bolas da academia Deep Blue. “É um exercício mais avançado do que o que é feito no colchonete e é possível turbinar mais o exercício usando-se pesos”. Um abdominal feito na fitball aumenta a exigência de equilíbrio e de coordenação. “Sem contar que a coluna fica acomodada na bola, o que não prejudica a região lombar”, acrescenta Flávia.
Além dos treinos com as bolas, recomenda-se que o aluno faça exercícios aeróbicos e também cuide da alimentação. Ficou estimulado? Então aproveite e consulte os horários e os planos das academias Walk Dance e Deep Blue. E boa malhação!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA