GDLL 295 MAIO22
Com acervo focado na literatura e obras de interesse geral, a Livraria Cabeceira tem acervo focado em literatura e obras de interesse geral, além de promover exposições e outros eventos culturais.
Segundo o dono e profissional de pesquisa de mercado, Adauto Leva, a inauguração aconteceu em maio, na semana do Dia das Mães. Mas a abertura era para ser bem antes, em 2020. “Mas 2020 foi o ano que não aconteceu”, lembra o agora livreiro. Na primeira semana foi promissora, “vendemos muitos livros e isso foi bacana, porque pouca gente conhecia a Cabeceira”. Fabíola Nabuco, irmã de Adauto é advogada e sócia da livraria mas ele é quem está sempre também à disposição dos clientes juntamente com dois funcionários.
O ambiente da livraria foi projetado pelo Estúdio Guega. É um espaço agradável, tranquilo, com boa iluminação e a oferta atuais de 3.500 livros do acervo da Cabeceira, deverá ganhar mais títulos em breve. Há um mezanino que foi criado para ser um lugar de cursos e lançamentos de livros e outros eventos culturais. A exposição Pulsações com fotos de Maria Eugênia Nabuco está em cartaz até o final de junho. Pockets shows e outras atrações acontecerão neste espaço, garante Adauto.
Segundo pesquisa do segmento de livros, o brasileiro lê, em média, 2,5 livros por ano. É um número pequeno, se comparado com outros países, mas o lado bom é que este número vem crescendo regularmente. Prova do nosso interesse pelos livros é o bom público que compareceu na Bienal do Livro de São Paulo e na Feira de Livro em frente ao Estádio do Pacaembú que aconteceram recentemente.
A ideia de ter a livraria na Vila Romana, afirma Adauto, “foi pensado e pesquisei antes de decidir pelo imóvel. Gosto do bairro e vejo muito potencial”. Estar localizada quase em frente ao Teatro Cacilda Becker é um ótimo ponto de referência para quem ainda não conhece a nova livraria.
Além do acervo que Adauto resume em literatura em geral e obras de interesse como biografias, humanidades, literatura infantil e juvenil. Ao contrário das outras livrarias, aqui os títulos das obras não estão organizadas pelo nome dos autores. E sim por temas. As biografias, por exemplo, estão reunidas em uma estante. Há uma boa oferta de títulos voltados às artes, fotografia entre outros. Um espaço com os livros para as crianças e jovens têm poltronas que permitem ao leitor escolher e conhecer o livro sem pressa.
A Cabeceira oferece um programa de fidelidade que dá descontos conforme o cliente acumular reais gastos na livraria. Mas a principal novidade para o cliente é a possibilidade de revender para a própria livraria o livro que ele comprou na Cabeceira. Se o livro comprado lá estiver em perfeito estado, ele vale 10% do preço de capa como desconto na compra de outro livro novo. E o livro recomprado vai para a estante Segunda Leitura, para ser vendido com 40% de desconto, apenas uma vez.
A livraria abre de terça a sábado, das 10 às 20h e tem estacionamento próprio. (GA)
Livraria Cabeceira — Praça Alfredo Weiszflog, 38 (em frente ao Teatro Cacilda Becker), Telefone 99684-7074 (Whats), @livrariacabeceira