Com temporada entre 7 e 31 de agosto, a peça propõe uma experiência cênica original ao unir humor, misticismo e participação do público. As apresentações acontecem às quintas, sextas e domingos, às 20h30.
São vários personagens. Edu, um jovem estudante que ao herdar um misterioso baralho de tarot de sua avó Pâmela inicia uma série de previsões desastrosas e daí surgem confusões entre colegas e professores. O espetáculo aborda com leveza e profundidade temas como adolescência, velhice, morte, sonhos, intolerância religiosa, bullying e sexualidade, sempre com uma linguagem acessível e bem-humorada.
A montagem tem roteiro e direção de Flávio Sérgio, que estreia como diretor nos palcos paulistanos após uma sólida trajetória no teatro brasiliense, sua terra natal. Com uma estrutura cênica interativa, o público é convidado a escolher cartas de tarot que definem finais alternativos para a história, resgatando o caráter ritualístico do teatro e reforçando a potência das escolhas individuais.
Segundo o diretor Flávio Sérgio, “Arcanos nasceu como um verdadeiro surto criativo durante o isolamento da pandemia de covid-19. Em meio a tantas conversas virtuais, especialmente com pessoas idosas, ouvi relatos comoventes sobre o apagamento social na velhice, como se o desejo sexual ou a liberdade de expressão deixassem de existir com a idade. Paralelamente, lembrei-me dos dez anos em que trabalhei no ambiente escolar como professor, onde testemunhei inúmeros jovens enfrentarem o bullying e a violência por serem quem são. Muitos perderam a vida em decorrência da intolerância religiosa, racial e sexual. Esta temporada presta homenagem ao jovem Fernando Vilaça, que em 2025, foi assassinado aos 17 anos em Manaus por homofobia. E por trás de tudo, está também minha paixão antiga pelo universo simbólico e intuitivo do tarot.”
A produção do espetáculo destaca a outro diferencial: o elenco duplo, que se reveza nas sessões e proporciona experiências únicas a cada apresentação. Com diferentes combinações de intérpretes e estilos, o espetáculo se renova a cada noite, destacando a multiplicidade dos arquétipos do tarot e das vivências humanas.
O elenco de “Arcanos…” reúne Lúzia Suzuki, Pedro de Moura, Alice Cereja, Christiane Calderon, Diego Chaparro, Eduardo Teixeira, Gabisteca, Igor Cruz, Ineli Gasparini, Marcello Santanna, Mateus Rafael, Nathalia Scigliano, Rafa Inacio e Val Oliveira, além das participações especiais de Lulu Macedo e Zazá Rocha. A produção e assistência de direção é assinada por Diogo Limongi.
Com classificação indicativa de 16 anos e duração de 80 minutos, “Arcanos…” se destaca pela proposta ousada de unir entretenimento, crítica social e linguagem simbólica, em um espetáculo que dialoga com o presente e com o inconsciente coletivo.
Arcanos, a comédia mística no universo do tarot, Teatro West Plaza – Sala Nicette Bruno, Av. Antartica, 408, Bloco B, Terceiro Piso, Água Branca, Ingressos R$ 70, @arcanoscomedia