Clube que revelou craques no futebol o Nacional Atlético Clube acaba de completar seu primeiro centenário.
O clube que tem sua sede e estádio na Água Branca foi formado por ferroviários da São Paulo Railway. Charles Miller, o fundador do futebol no Brasil, era filho de um diretor da ferrovia e trouxe da Inglaterra as primeiras bolas de futebol. O esporte teve início em São Paulo e depois em todo o Brasil. No jogo conta a equipe da Companhia de Gás, o time da SPR venceu por 4 a 2. Oficialmente o clube foi fundado em 16 de fevereiro de 1919. Em 1947, passou a ser Nacional Atlético Clube e totalmente ligado aos ferroviários.
O terreno onde fica a sede e o estádio Nicolau Alayon (para 11.500 pessoas) foi uma doação do então superintendente da SPR Arthur J. Owen. Inaugurado em maio de 1938, O então SPR disputou e perdeu a partida por 2 a 1 para o time do Sport Club Corinthians Paulista.
A história do clube levou o jornalista e escritor Leandro Massoni a escrever o livro “Nacional nos trilhos do futebol brasileiro” (www.facebook.com/livrodonacionalac). A obra tem fotos e documentos históricos e depoimentos de ex-jogadores, dirigentes, jornalistas e associados do “celeiro de craques”. O NAC revelou jogadores de futebol como o goleiro Magrão (hoje no Sport/PE), Deco (ex-Barcelona, Seleção Portuguesa), Dodô (ex-São Paulo e outros clubes), Rubens Minelli (ex-jogador e treinador) e Cafú (capitão da Seleção Brasileira em 2002). (GA)
Nacional Atlético Clube, Av. Marquês de São Vicente, 2.477, Telefone 3611-2199, www.facebook.com/NacionalAC