Há um ditado entre a população que as pessoas só procuram o Cirurgião Dentista quando doi!
Na realidade esta é a pior hora para se pedir socorro, haja vista que o problema já está instalado, com todas as conseqüências que a ele são inerentes.
Nesta seqüência de artigos vamos iniciar pelos primeiros sinais que deverão levar o paciente a impedir um mal maior.
1 – O fio dental arrebentou ou esfiapou, ou prendeu e não quer sair do lugar.
Esta figura é interessante, pois nela estão alguns dos muitos problemas que iniciam outros, tais como: a) presença de tártaro (que estoura ou arrepia o fio); b) obturações que estão faltando ou sobrando ( que prendem, esfiapam e rompem o fio); c) cáries, que abrem buracos com o mesmo resultado; d) fraturas de obturações entre os dentes; e) falhas de bordo em incrustações, facetas estéticas ou coroas mal adaptadas.
Como se pode ver o próprio paciente tem condições de fazer um auto-diagnóstico e se encaminhar o mais rápido possível para resolver um problema em potencial. O fio dental tem como técnica abraçar o dente onde deve ser segurado com toda a força possível para raspar o mesmo, seja de baixo para cima ou de cima para baixo, dependendo da arcada.
Há uma crença errônea de que o fio poderá “arrancar” uma obturação, o que até seria muito bom, pois uma restauração jamais sairá com o fio se estiver sem problemas. Sem atrito o fio dental não limpa nada, e ainda deverá ser cortado com pelo menos 45 a 50 centímetros para que possa ser manuseado corretamente.
Deverá passar pelos dentes com força e sair completamente inteiro, o que mostrará a normalidade entre os elementos.
2 – Outro fator importante se dá quando, ao passá-lo, um odor ruim surgir, o que evidencia depósito de alimentos em decomposição naquele lugar.
Neste caso torna-se necessário fazer uma dobra no fio dental dando um “nó” no mesmo, fazendo com que este passe no local removendo os resíduos.
Portadores de próteses fixas, implantes ou aparelhos deverão usar o “Super floss”, encontrado nas grandes drogarias.
O simples fato de se colocar o fio dental entre os dentes e removê-lo, puxando por uma ponta, não promove qualquer tipo de limpeza.
Qualquer alteração no fio deverá levar a pessoa ao C. Dentista, pois algo estará errado, precisando de reparos.