O maior patrimônio de uma empresa hoje é a marca. Em tempos de globalização a competitividade faz a diferença. O País ocupa atualmente a 28ª posição na corrida pelo registro, ou seja, cerca de 100 milhões de marcas são requeridas o que significa que um maior número de empresários já estão ciente da importância de requerer o registro. O cuidado com a marca deve vir desde o princípio, pois a mesma hoje tem valor próprio. Hoje ela é o meio que o empresário usa para atingir o consumidor. O interessado em registrar uma marca deve verificar se já existe marca igual ou parecida. Caso não exista será aberto um novo processo de registro junto ao órgão específico. Esta tramitação demora cerca de 2 anos e meio. Dificilmente o empresário consegue fazer e acompanhar o registro sozinho, para isto ele irá contar com a ajuda de um agente da propriedade industrial com licença concedida pelo órgão federal. Quando uma empresa menor tem sua marca usada por outra maior, o prejuízo que ocorre é moral e o empresário se não tiver o registro de marca dificilmente obterá êxito, podendo ter inúmeros prejuízos.
Desde que passou a vigorar o Novo Código Civil em 2003 algumas empresas tiveram problemas uma vez que ficaram “descobertas” já que os seus nomes e / ou razão social passaram a ser protegido somente nos territórios dos Estados. Enquanto o registro da marca é estendido a nível nacional. Assim os benefícios de se requerer e obter o registro da marca são enormes, uma vez que protege a empresa de terceiro mal intencionados que se apossam do nome e desviam a clientela, permitem ao empresário a utilização do ® de marca registrada e ainda, quando falamos de pirataria só é possível se defender quando se obtém o registro da marca propriamente dito.