Saúde global e integrada

0
2629

Foto: Lucia Oliveira

Lucia Oliveira
Equipe da Clínica Belmonte

Com um conceito inovador criado pelo cardiologista e geriatra lapeano Dr. Antonio Carlos Ruffolo,
a Clínica Belmonte, localizada há 35 anos na City Lapa, oferece especialidades médicas, exames de laboratório e imagem em um único endereço.

Agendar uma consulta na Clínica Belmonte, tem a vantagem de cuidar da saúde de forma completa, com um atendimento humanizado. Seja um check-up cardiológico e se o resultado dos exames indicar a necessidade de uma dieta, é possível agendar uma consulta com uma nutricionista ou o acompanhamento de um endocrinologista. A equipe é formada por médicos especializados, que se preocupam em manter uma relação de amizade e confiança com o paciente. “É comum recebermos aqui três gerações da mesma família – avô, pai e filho, por exemplo -, alguns moradores do bairro, o que faz da gente uma grande família”, diz o fundador, o médico cardiologista e geriatra Antonio Carlos Ruffolo, um apaixonado pela região da City Lapa.

A Clínica Belmonte nasceu na antiga residência do Dr. Ruffolo, e no início oferecia apenas a cardiologia. Com o passar do tempo, o atendimento tornou-se globalizado. Hoje, a Belmonte tem um corpo formado por cardiologistas, clínicos, dermatologista, ginecologista, endocrinologista, cirurgião vascular e nutricionista. Com uma visão estratégica, de agregar comodidade e praticidade aos serviços, o Dr. Ruffolo integrou ao espaço uma área para os exames laboratoriais de análises clínicas e de imagem, como ultrassom, ecocardiograma, eletrocardiograma, doppler arterial e venoso, além de bioimpedância (exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura). “O paciente vem aqui e faz tudo o que precisa, sem ter que ficar se deslocando a vários lugares para realizar consultas e exames”, destaca o fundador.

Em cada especialidade médica, os pacientes contam com diferenciais que contribuem para que o tratamento seja mais eficiente. Segundo o cardiologista e clínico Faisal Elias Salemi Filho, o atendimento na clínica é facilitado pelo fato de os principais exames necessários para a realização do diagnóstico dos pacientes estarem disponíveis no próprio local. Já a área da saúde da mulher oferece desde o acompanhamento gestacional até tratamentos estéticos. Especialista em uroginocologia – que trata, por exemplo, problemas como bexiga caída – a ginecologista Marina Biselli Sauaia, realiza, inclusive, cirurgias do assoalho pélvico, que corrigem a incontinência urinária. “A vantagem daqui é que a mulher é tratada de maneira completa, com um atendimento olho no olho e muito carinho”, diz.

Para o clínico Luiz Fernando de Oliveira, o atendimento integrado, incluindo as principais especialidades médicas, é o ponto forte da Clínica Belmonte. “A rotina das pessoas, hoje, é muito corrida, por isso é importante facilitar a vida, principalmente quando o assunto é saúde”, ressalta ele. Quem procura a clínica para um acompanhamento nutricional inicia o tratamento passando por um detalhado check-up clínico, que inclui exames bioquímicos para checar possíveis deficiências de vitaminas e sais minerais. A nutricionista Raquel Diacov Lamas também resgata o histórico familiar do paciente e procura saber detalhes do seu estilo de vida, para prescrever uma dieta personalizada. A partir daí, o paciente pode seguir o cardápio e acompanhar a evolução do tratamento pelos posts enviados pela especialista via Whatsapp, voltando ao consultório periodicamente.

Com a procura cada vez maior por tratamentos mais naturais e holísticos, a Clínica Belmonte dispõe também de uma especialista em acupuntura. O diferencial é que a responsável pela área, a Dra. Cláudia Torres, além de acupunturista é clínica geral. “Eu trato os pacientes com uma visão mais holística, baseada na medicina chinesa, mas se percebo que é necessário, entro com o suporte da medicina alopática. Tudo visando o equilíbrio do corpo e da mente”, explica ela. (Lucia Oliveira)

Clínica Belmonte, Rua Belmonte, 283, Alto da Lapa, Telefone 3835-4100, www.belmonteclinicamedica.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA