Design natural

0
1167

A ArboREAL leva móveis feitos em madeira sustentável da Vila Leopoldina para todo Brasil e o mundo.

Quem visita o showroom da ArboREAL, na Vila Leopoldina, logo se encanta com a beleza do design dos móveis da marca, produzidos com madeira de manejo sustentável. As mesas, bancos, portas de correr, sofás e lareiras expostos no local são feitos por mestres artesãos, na fábrica da empresa em Indaiatuba, região de Campinas, respeitando o traçado, a textura e as curvas dos galhos e troncos de madeira. Muitas peças são produzidas reaproveitando os resíduos da indústria madeireira, resultando em móveis únicos, que se diferenciam justamente porque expõem as cascas, nós e fissuras dos galhos que não são aproveitados em outros segmentos.

No imenso galpão localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina é possível também aprender sobre como é feito o manejo sustentável da madeira retirada da região amazônica. Grandes painéis mostram que as áreas de extração são divididas em grandes lotes, onde as árvores plantadas são devidamente catalogadas. “Há um rígido controle sobre toda a cadeia de produção. O material extraído é rastreado até ser transformado em produto final”, explica o proprietário da ArboREAL, Henrique Moreira. “O nosso cliente sabe exatamente de qual árvore foi feito o móvel que ele comprou”, ressalta.

Os móveis da marca estão disponíveis para pronta entrega, mas o cliente pode fazer pedidos personalizados, determinando a medida exata e os acabamentos da peça escolhida. “Todo o mobiliário tem cinco anos de garantia”, diz Moreira.

Formado em Engenharia de Produção, Moreira vem de uma família que se firmou no setor madeireiro, no Interior de São Paulo. Após se formar, descobriu a paixão por confeccionar móveis em madeira. “O primeiro banquinho que fiz demorou uma semana para ficar pronto”, lembra. Em 2014, ele decidiu transformar a paixão pela marcenaria em negócio e montou uma pequena fábrica. Desde então, a empresa cresceu rapidamente e, hoje, a ArboREAL atende clientes em todo o País e exporta seus móveis para várias partes do mundo.”Principalmente lá fora, o interesse pelo que vem da Amazônia é muito grande, o que ajuda a alavancar nossos negócios no exterior”, diz. (LO)

ArboREAL, Avenida Imperatriz Leopoldina, 1.042, Vila Leopoldina, Telefone 3641-1171, www.arboreal.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA