Circo se aprende no Namakaca

0
574

Foto: Paulo Barbuto/Divulgação

Paulo Barbuto/Divulgação
No alto, Du Circo, Cafi Otta e Montanha no volante

O Grupo Namakaca tem 15 anos de história e seus três fundadores são profissionais de circo com muita arte e experiência e agora oferecem cursos grátis.

Circenses de formação Montanha Carvalho, Du Circo e Cafi Otta criaram o Namakaca em 2004. Os artistas se conheceram trabalhando em eventos circenses. A amizade e identificação com a arte circense os levaram a criar o Grupo Namakaca.

Eles chegaram à Vila Ipojuca depois de anos em Perdizes. “O aluguel em Perdizes ficou caro e buscamos um espaço que pudesse nos abrigar e ter todas as condições para nossos ensaios e criação de nossos números, além de servir como depósito onde eles podem guardar nossos apetrechos”, explica Montanha.

Foto 1 - Quebrando a Bacia - Créditos para Paulo Barbuto (1)
O Namakaca fez apresentações por todo o Brasil, na Europa e na Ásia em festivais e temporadas onde mostraram alguns dos sete espetáculos do repertório da trupe. “Nestas ocasiões o Grupo Namakaca mostra seu trabalho e troca experiência com outros grupos circenses”.

Em 2016, o Namakaca foi convidado pela produtora BigBonsai e coprodução do Canal HBO Latin America para protagonizar a série “Minha Vida é Um Circo”. A equipe visitou outros grupos circenses na Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, México e Peru. “Na série, interagimos com vários grupos. É uma forma de conhecer como é a vida de gente de circo”, diz Montanha. O seriado pode ser visto as segundas às 18 e às 20h nos canais NET (155 ou 655), Vivo TV (650), Sky (112 ou 512), Claro TV (155 ou 655) e Oi TV (49).

O Omelete_-®Bob Paulino_39
A partir de março, o Namakaca está promovendo cursos, oficinas e cabarés em sua sede na Vila Ipojuca. São cursos para qualquer pessoa. A maioria dos cursos é gratuito e voltado para crianças e adultos. Em 16 e 17/3, tem Oficina de Circo para pais e filhos (a partir dos 3 anos). São 30 vagas. A ideia é ensinar brincadeiras de circo para a família. Entre 23 e 25/5, tem a Oficina de Circo para Crianças, de 4 a 12 anos, 20 vagas.

O Namakaca preparou cursos para iniciantes e profissionais de circo. A Oficina de Cascata será nos dias 1 e 2/4 (20 vagas), Oficina de Malabares para iniciantes, 6/4 e 8/6 (16 vagas), Oficina de Passe de Claves (12 vagas), dias 8 e 15/5 e Oficina de Malabares com Objetos Inusitados (12 vagas), dias 4 e 6/6.

Facahada-1Além das oficinas o Namakaca vai apresentar 3 Cabarés em sua sede. Dia 27/3, às 14h, tem o espetáculo Quebrando a Bacia, solo de Montanha Carvalho. No dia 23/4, às 14h, é a vez de Carlos Felipe em Apuros, com Cafi Otta e no dia 12/6, às 14h, tem O Omelete, com Du Circo. Todos os espetáculos, oficinas e cursos têm apoio do Edital de Apoio aos Espaços Independentes da Secretaria Municipal de Cultura. (GA)

Grupo Namakaca, Rua Álvaro Martins, 17, Vila Ipojuca, namakaca@gmail.com, www.facebook.com/grupo.namakaca

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA