Unidos por um bem maior: Y’s Men

0
1648

Movimento formado por homens e mulheres do mundo todo, o Y’s Men, reconhecida organização internacional com foco no desenvolvimento da juventude e valores humanos, apoia as ações sociais da ACM e realiza projetos humanitários com outras instituições internacionais.

Quem mora na região da Lapa provavelmente conhece a Unidade Lapa da ACM – Associação Cristã de Moços, que há muitos anos funciona na Avenida Brigadeiro Gavião Peixoto e é famosa pela bem equipada academia de ginástica, pelos cursos de natação e pelos projetos sociais que desenvolve com a comunidade carente do bairro. O que talvez muita gente desconheça é que algumas iniciativas da ACM, não apenas na Lapa mas no mundo inteiro, têm o apoio do Y’s Men.

“O Y’s Men International é um movimento formado por homens e mulheres que se dedicam a servir a ACM e a comunidade que circunda o clube inserido nela, dando suporte às crianças atendidas pela instituição, bem como apoiando projetos de desenvolvimento social, esportivos e para idosos, além de eventos com o objetivo de arrecadar fundos. Também realiza um importante trabalho junto às comunidades, em parceria com igrejas, asilos, creches, feiras de saúde e outras entidades”, explica Cecília Maria Tosta Eid, ex-presidente e atual secretária de área do Y’s Men para a América Latina.

GDLL - jan 2019 - Comunidade - YsMen 1Uma das principais formas de arrecadação de recursos financeiros do Y’s Men destinados a dar suporte às ações realizadas pelas ACMs ao redor do mundo é o Projeto “Tempo de Jejum”. Por meio dele, os membros do Y’s Men são incentivados a deixarem de fazer uma refeição e enviar o correspondente a US$ 5 à tesouraria internacional do movimento, situada em Genebra, Suíça. “Esse valor retorna transformado em dezenas de milhares de dólares, que vão beneficiar os mais carentes ou prover cursos profissionalizantes a jovens e adultos”, ressalta Cecília. Segundo ela, os clubes têm autonomia na elaboração de seus projetos e arrecadação de fundos, cuidando sempre para não ferir as Constituições de Região, Área e Internacional da instituição. O Y’s Men também realiza grandes ações em parceria com a ONU, a Cruz Vermelha, o Crescente Vermelho e outras instituições internacionais. Um deles  é o Projeto de Combate à Malária, que já salvou milhares de vidas na África.

Fundado em 1922 na ACM da cidade de Toleno, Ohio, nos Estados Unidos, o movimento está presente hoje em 65 países. Tem uma divisão político-geográfica em nove áreas, sendo uma delas a Área LAM (Latino América), da qual o Brasil faz parte. “A Região Brasil, dirigida hoje por Maria Eunice Chiaradia, é formada por 19 clubes, que se distribuem em quatro distritos. Cerca de 250 membros fazem parte da atual equipe empossada e um grande número de colaboradores ajuda a manter o importante trabalho realizado pelos Y’s Men’s Clubes no País, de construir um mundo melhor, seguindo o lema da instituição”, afirma Cecília. 

Na região da Lapa, atualmente, há dois clubes presentes: Y’s Men’s Club São Paulo Lapa, presidido atualmente por Rosana Braccialli, e Y’s Men’s Club São Paulo City Lapa, dirigido por Maria Antonieta Rita Neglia. “Ambos são grupos muito ativos, cujos membros e parceiros trabalham atendendo a ACM e a comunidade local, sendo solidários e respeitando os ensinamentos de Jesus Cristo com o objetivo de construir um mundo melhor e reconhecer o dever que acompanha cada direito”, descreve a secretária. (LO)

Y’s Men, www.ysmen.orgInformações pelo telefone 99298-5488

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA