Seus olhos também merecem férias

0
1957

Segundo o especialista Marcelo Credie, as telas dos tablets e celulares, quando usadas por muitas horas perto do rosto, podem cansar a visão, por isso é importante fazer pausas enquanto usa os aparelhos e aproveitar finais e semana e férias para diminuir seu uso.

A época é de planejar as férias e, com certeza, não dá para imaginar curtir uns dias de descanso sem a companhia deles: o celular e o tablet. Mas que tal aproveitar o calor do verão para curtir mais a piscina, praia e os amigos e dar menos likes nas postagens do Instagram ou do Facebook?  Seus olhos, com certeza, vão agradecer a pausa…

GDLL - jan 2019 - Saúde e Bem Estar - Credie 1De acordo com o oftalmologista com especialização pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Médica Brasileira, Marcelo Galiano Credie, as telas digitais em geral, usadas durante muitas horas por dia a uma distância curta do rosto – 30 a 40 centímetros – podem cansar a visão. Credie explica que os danos acontecem porque o olho cansa mais para focar o que está muito próximo da vista do que aquilo que está mais distante. “De perto, o cristalino, que é a lente do olho, se movimenta demais, cansando  a vista”, ressalta. Por isso, o ideal é afastar não apenas os aparelhos com telas digitais, mas também os livros do rosto o máximo possível quando o uso for muito prolongado.

Além da proximidade, a luz emitida pela tela dos aparelhos também é prejudicial à visão. Segundo o especialista, esse tipo de luz muito próxima do olho por períodos longos pode causar doenças maculares, ou seja, na região central da retina. “As consequências são o embaçamento da vista, imagens distorcidas e diminuição da acuidade visual, que, em casos extremos, podem se tornar irreversíveis”, alerta Credie.

GDLL - jan 2019 - Saúde e Bem Estar - Credie 2Já que não é possível ficar muito tempo afastado dos aparatos tecnológicos, ele aconselha fazer intervalos a cada 20 minutos, desviando o olhar da tela do celular ou tablet por alguns segundinhos  sempre que estiver usando durante muito tempo. Nos finais de semana e férias, o ideal é aproveitar para tirar um descanso maior desses aparelhos. E no calor, há ainda outro agravante: o uso do ar condicionado. Credie explica que eles ressecam o ambiente, exigindo do cristalino um esforço maior para manter o foco de perto. “Quem fica muito em ambientes com ar condicionado podem pedir a um oftalmologista a indicação de lágrimas artificiais”, diz ele.

Desde 2009 na Lapa, a Clínica Credie tem como diferencial a realização de consultas com os principais exames complementares e cirurgias. (Lúcia Oliveira)

Credie Clínica e Cirurgia de Olhos, Marcelo Galiano Credie (CRM 97758), Rua Roma, 620, , conjunto 141/143-B, Telefone 3644-3434

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA