Saudável, sustentável e de encher os olhos

0
1735

Projeto da Associação Reciclázaro, o Empório Grão em Grão, inaugurado em maio na Vila Romana, vende produtos orgânicos de pequenos agricultores e artesanato produzido nas oficinas da Casa São Lázaro, tudo com a proposta de transformar vidas.

O Empório Grão em Grão, recém inaugurado na Vila Romana, é um daqueles lugares que, ao passar na porta, você de imediato é atraído – com os olhos e o paladar – a entrar para ver de perto e provar as delícias expostas. Nas prateleiras estão enfileirados doces, geleias, mel e compotas orgânicos produzidos artesanalmente e embalados com capricho por pequenos agricultores. As frutas, legumes, grãos e cereais, também livres de agrotóxicos, estão, da mesma forma, impecavelmente arrumados, dando a sensação de um ambiente limpo e agradável.

Comunidade 1

Robson dos Santos, gerente do empório. (Foto/Lucia Oliveira)

Ao fundo da loja, o capricho do layout e da decoração rústica se destacam ainda mais: as paredes de tijolos e pé direito alto servem de vitrine ‘viva’ para peças de artesanato em vidro, papel e tecido, confeccionadas por artesãos que trabalham nas oficinas de capacitação da Casa São Lázaro, e para os painéis verdes criados pela Coop Via Verde. Há, também, mudas de plantas e produtos para a melhoria da produtividade e qualidade do solo produzidos pelo CEFOPEA – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental. As três entidades fazem parte da Associação Reciclázaro, organização civil fundada há 20 anos que se dedica à capacitação e têm forte engajamento com as questões ligadas à pres ervação ambiental. O Empório Grão em Grão é mais um projeto criado pela Reciclázaro e que tem como foco a sustentabilidade e a qualidade de vida.

“Todo o valor arrecadado com a vendas dos produtos que comercializamos é direcionado para os projetos sociais da Reciclázaro, oferecendo assistência e educação e promovendo a autonomia, o protagonismo e a cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica o gerente da loja, Robson Rocha Pereira dos Santos. Entre os grupos atendidos pelos três programas e sete unidades mantidos pela Associação Reciclázaro estão moradores de rua, idosos, mulheres e crianças.

Dentro do escopo do Empório Grão em Grão está, ainda, oferecer uma programação com oficinas e workshops, aproveitando o salão montado no mezanino do prédio. Desde maio, quando a loja foi aberta, já foram realizadas oficinas para promover os benefícios do suco verde e para ensinar como se monta um minhocário. “Queremos trazer também os alunos das escolas próximas para difundir entre as crianças os benefícios dos alimentos orgânicos, cujo consumo tem aumentado 25% ao ano no País”, diz Santos. (LO)

Empório Grão em Grão, Praça Alfredo Weiszflog, 34, Vila Romana, Telefone 3863-2098

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA