Cães ganham área exclusiva

0
1737

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Área exclusiva para os cães

O ParCão da Praça Amadeu Decome tem área com 500 m² toda cercada e voltada para o lazer dos animais de estimação.

O ParCão foi inaugurado no segundo domingo de abril. É a primeira área voltada à convivência de animais na região da Vila Romana. Na inauguração estiveram presentes muitos donos e seus fiéis companheiros de várias raças e tamanhos.

ParCão-GA (27)

Os animais puderam se relacionar com outros cachorros e não se percebeu nenhuma briga ou confusão.

Basicamente, a área só tem o alambrado que a cerca. A entrada é feita por um portão com duas etapas para evitar a saída ou fuga dos animais.

O Movimento Boa Praça, criado por moradores da zona Oeste e empenhados em revitalizar espaços públicos e estimular o convívio comunitário fez o pedido ao vereador em 2016.

Carlos Fernandes, prefeito regional da Lapa (esq) e José Police Neto (dir)
Carlos Fernandes, prefeito regional da Lapa (esq) e José Police Neto (dir)

O vereador José Police Neto (PSD) foi o autor do projeto deste parcão (como é chamado este tipo de equipamento público). Por sua iniciativa já foram instalados outras áreas semelhantes na cidade. Para esta área, o vereador Police Neto, através de emenda parlamentar e aprovada no orçamento municipal, encaminhou R$ 30 mil e a Prefeitura Regional da Lapa ficou encarregada de limpar o terreno e fazer a instalação do equipamento.

Os animais têm acesso controlado (fotos/Gerson Azevedo)
Os animais têm acesso controlado (fotos/Gerson Azevedo)

Outros parcões já foram inaugurados na cidade. Um deles, na zona Oeste, foi o parcão da Vila Madalena, inaugurado em janeiro deste ano.

O objetivo do parcão é que os donos e seus animais possam passear livremente, sem coleira ou enforcador e interagir com outros animais, com segurança e sem que os animais incomodem outros usuários da praça como crianças e pessoas que tenham algum receio em relação aos animais soltos. Segundo o vereador, “a frequência aumenta em seis vezes em outros parcões instalados na cidade”.

Ainda faltam equipamentos de agility para o adestramento dos cães, como há no parcão da Vila Madalena. “Esperamos que os próprios frequentadores possam se cotizar e instalar os equipamentos de agility aqui no parcão”, informou o vereador.

Para Libe, moradora da Vila Ipojuca e dona do Zé, simpático bull terrier, que brincava com outros cães, “acho ótimo a instalação deste parcão. Assim nossos cachorros podem conviver com outros cães sem causar transtornos aos outros frequentadores da praça. Mas ainda faltam lixeiras no espaço”, diz. (GA)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA