Miau, automobilismo em versão museu

0
1803

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Museu dedicado à imprensa automotiva

Jornalista especializado em automobilismo abre museu com suas coleções de revistas, manuais de proprietário e outras mídias.

Marcos Rozen é um jornalista que sempre gostou de veículos – carros, motos, caminhões. Há mais de quinze anos coleciona jornais, revistas especializadas, manuais de proprietário, recortes, livros e publicações voltadas ao segmento. Algumas já não existem mais.

Gerson Azevedo
Marcos Rose, jornalista e criador do Miau.

Formado jornalista, a carreira de Marcos foi encaminhada para o segmento da indústria automobilística. Passou por várias publicações especializadas em carros, caminhões e outros tipos de veículos. “Trabalhei mais com as montadoras instaladas no Brasil e também cobri em eventos automobilismos. Tudo que caia na minha mão sobre o segmento fui guardando, releases, chaveiros, canetas, brindes, crachás de eventos. Meus amigos também doaram muitos itens”, lembra.

A coleção, segundo avalia Marcos, “Tem mais de dez mil itens, que eu colecionava há mais de quinze anos. Decidi abrir, em meados de 2017, o museu voltado para a imprensa automotiva e colocar meu acervo sobre automóveis em geral Para estudantes ou pesquisadores com interesse na imprensa automobilística e gente como eu, que gosta do tema. Tem material técnico e publicitário bem interessante, aqui no Miau”, como Marcos apelidou carinhosamente seu museu.

Gerson Azevedo
Voltado para jornalistas e quem gosta de automóveis

A instalação do museu na Vila Romana aconteceu por acaso. Marcos buscou um imóvel que servisse como moradia e espaço para instalar o acervo e encontrou um belo sobrado na Vila Romana. Ele mora na parte superior e no primeiro andar e na garagem, ele montou o bem organizado acervo, com espaços temáticos.

A biblioteca conta com livros de marcas famosas, pilotos de corrida e destaque para a coleção completa da Revista 4 Rodas, que é publicada desde 1960 pela Editora Abril. Todo o material está disponível para consulta ou leitura. Entre as raridades do Miau, está a Revista de Automóveis, publicada no Rio de Janeiro em 1911. Máquinas de escrever, gravadores de várias gerações, filmadoras e equipamentos usados pelos jornalistas também fazem parte do acervo.

Miau-GA (13)

O museu tem um espaço com café, águas e petiscos e vende exemplares de livros sobre o tema. Abre sábado das 13 às 19h e domingo das 13 às 17h. O ingresso promocional custa R$ 15. É recomendável agendar a visita para grupos, recomenda Marcos.

Museu da Imprensa Automotiva – Miau, Rua Marcelina, 108, Vila Romana, tels. 98194-9916 e 98815-7467, www.miaumuseu.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA