O descarte consciente

0
1812

A Operação Cata-Bagulho é um serviço da prefeitura que visa recolher objetos, móveis, equipamentos eletrônicos das ruas e de pontos de descarte irregular.

Não é difícil encontrar pela região, pontos irregulares de descarte de lixo. Neles, é possível encontrar uma grande quantidade de objetos dos mais diversos que moradores e empresas descartam de maneira inconsequente. Esse mau hábito é uma das causas de entupimento de bocas de lobo e são responsáveis por enchentes em épocas de chuvas. A Prefeitura Regional da Lapa, faz regularmente a limpeza desses pontos de descarte. É bom lembrar que o descarte irregular é um crime ambiental e o infrator é multado em R$ 15 mil, se for pego em flagrante.

Divulgação/Inova
Caminhões retiram das ruas objetos e móveis

Para combater essa prática, todas as 27 Prefeituras Regionais promovem a Operação Cata-Bagulho, que tem por objetivo tirar das ruas materiais como móveis velhos, eletrodomésticos inúteis, sobras de madeira e de metal, pneus, e conta com a participação da população que nos dias agendados pode deixar o que não quer mais para ser descartado corretamente.

Em 2017, a Prefeitura Regional da Lapa realizou 52 Operações Cata-Bagulho e retirou quase 484 toneladas de material. Neste ano, já aconteceram oito operações e, até o momento, 65 toneladas de resíduos foram recolhidos na região. O serviço sempre acontece aos sábados, entre 10 e 14h, e é gratuito.

Gerson Azevedo
Pontos de descarte ilegal na Pompeia (Gerson Azevedo)

Segundo Francisco de Assis Filho, assessor de Comunicação da PR Lapa, “Estamos mapeando os pontos de descarte irregular e, em alguns bairros, contamos com a colaboração de ONGs de educação ambiental. Em geral, a população vem colaborando e a Operação Cata-Bagulho é um dos serviços mais bem avaliados pelos munícipes.”

Na região da PR Lapa também são coletados lixo eletrônico (pilhas, baterias de celulares, aparelhos eletroeletrônicos como computadores, TVs, entre outros). Antes, o morador só podia fazer esse descarte de maneira regular, em Ecopontos ou pontos de coleta autorizados. É bom lembrar que não são aceitos entulho de obras, lixo domiciliar, rejeitos de jardinagem e alimentos.

Rua Guiará, outro ponto de descarte irregular viciado. (Gerson Azevedo)
Rua Guiará, outro ponto de descarte irregular viciado. (Gerson Azevedo)

Para saber quando e quais ruas e avenidas estão programadas as próximas Operações Cata-Bagulhos na região, basta acessar o portal da prefeitura, www.prefeitura.sp.gov.br, selecionar o ícone Rua e Bairro, Lixo, Operação Cata-Bagulho, selecionar Lapa e se chega às tabelas com a programação das datas e a relação  das ruas e avenidas por onde os homens da Inova e Prefeitura Regional da Lapa vão passar para recolher o material descartado pela população.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA