Casa Teatro de Utopias, novidade na Vila Romana

0
2605

Espaço foi criado para desenvolver e difundir um teatro comprometido com a vida e com as lutas do povo brasileiro.

Inaugurado nos primeiros dias de dezembro de 2017, a Casa Teatro de Utopias é o mais novo espaço de cultura da Vila Romana. Alternativo e experimental, foi criado pela atriz Egla Monteiro, ex-diretora de programação do Sesc Pompeia e do Sesc Ipiranga. “Eu sempre tive uma imensa paixão pelo teatro. Nasci no interior do Ceará e cresci, assistindo a artistas de circo, brincantes, procissões… Assim, tinha esse sonho de ser atriz, de fazer teatro. Vim para São Paulo e participei de grupos teatrais, fui diretora de programação do Sesc Pompeia e Ipiranga, mas vi como era precário ter lugares para ensaiar, para expor a arte teatral. Minha vontade sempre foi me dedicar exclusivamente à pesquisa de teatro, ser uma articuladora de cultura e, finalmente, estou podendo fazer isso na Casa Teatro de Utopias”, conta à reportagem.

casa teatro utopias 05-DLL-TG

O nome da casa é bem sugestivo e realmente foi criado “para pensar, desenvolver e difundir um teatro comprometido com a vida e com as lutas do povo brasileiro, em relação intrínseca e crítica com os acontecimentos do mundo contemporâneo, e em exercício permanente para reinvenções e modos solidários”, declara Egla.

A Casa Teatro de Utopias é um pequeno teatro, totalmente aberto a grupos e artistas que queiram demonstrar sua arte e onde cabe um público de 60 pessoas, com acessibilidade. O prédio possui dois pavimentos. No térreo tem palco italiano e camarim para a apresentação de espetáculos do grupo da casa e de outros grupos parceiros. No segundo andar há salas, quartos e cozinha coletiva.

Canções Caeiras, encenada no novo teatro
Canções Caeiras, encenada no novo teatro

A abertura do teatro foi realizada com uma boa programação. Foram apresentadas as montagens “Ledores no Breu”, da Companhia do Tijolo; a peça infantil “A Menina Que Não Sabia Brincar”, do Núcleo Sem Drama e alguns espetáculos de canto e dança.

para face utopias

Atualmente, a Casa está recebendo a “Roda das Vozes em Estado de Sítio”, com a trupe da Ausgang de Teatro, composta por Maria Simões, Carolina Martins, Breno Barros, Felipe Soares, Luana Chrispim, Luan Iáconis, Maurício Maas, Pedro Teixeira, Renan Abreu, Vinicius Bogas e Zebba Dal Farra, que já encenou a peça no TUSP (Teatro da USP) em 2017. Canções de Itamar Assumpção e um jogo entre o samba de breque e as canções de Brecht com Hanns Eisler e Kurt Weill percorrem a Roda, cujo mote é provocar uma reflexão sobre a mecanização da língua e a saturação da palavra na sociedade contemporânea. A temporada, que começou no dia 3 de março, vai até o dia 1º de abril. Sextas e sábados às 21h e domingos às 19h. O ingresso custa R$ 30 (inteira) e a classificação é livre.

Casa Teatro de Utopias, Rua Duílio, 46, Vila Romana, Informações: 94109-3191, utopias@casateatrodeutopias.com.br e rapsodiausgang@gmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA