É melhor prevenir

0
4504

É hora de recomeçar a rotina de trabalho e também de exercícios. Para quem não pratica regularmente um esporte, mas pretende começar, a dica é ir com cuidado para não afetar a saúde.

“Ano novo, vida nova”, já diz o ditado. É hora de voltar aos afazeres normais, à rotina da escola, do trabalho e, também, a dos exercícios físicos, mas com calma. É preciso ter cuidado! De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, especializado em Medicina Esportiva, dr. Fernando Leopoldino, que atende na Femed Medicina Esportiva, “é preciso começar bem, por isso aconselho prudência a quem está fora de forma. É recomendável fazer primeiramente um exame hematológico, um exame cardiológico e pesquisar as causas de eventuais dores”, orienta.

Para salvar as articulações e os ossos, o dr. Fernando diz que é preciso procurar uma boa academia, bons professores, e desaconselha os iniciantes a realizarem agachamentos e utilizarem o aparelho de ginástica Leg Press. “Certos exercícios podem lesionar as articulações e devem ser bem supervisionadas. É importante programar os exercícios de acordo com o corpo e a saúde do paciente.”

Para os jovens, o dr. Fernando vai ainda mais fundo. Ele diz que as atividades devem ser supervisionadas de perto e que é aconselhável fazer academia somente após os 15 anos de idade. “Os jovens nessa idade ainda estão em crescimento e qualquer exercício mal feito pode acarretar em lesões futuras, principalmente na coluna e nas articulações, como joelho, por exemplo. O jovem pode até não sentir dor de imediato, mas seu futuro pode ficar comprometido”, declara.

O médico, que atende atletas de alta performance, como jogadores de futebol, tem vasta experiência no tratamento de esportistas. Ele trabalhou no Palmeiras entre 1992 a 1997 e diz que quem deseja praticar exercícios e ter saúde, tem de seguir uma programação de atividades bem dirigidas, que mesclam trabalho muscular, relaxamento, esteira, bicicleta, natação… ou seja, praticar exercícios de impacto e fortalecimento em um dia e fazer relaxamento e alongamento em outro, sempre com a preocupação de cuidar da saúde. “É necessário fazer exames, seguir as orientações de profissionais, fazer exercícios que trabalham diferentes grupos musculares em dias alternados e nunca extrapolar. Isso vale tanto para quem é jovem, atleta, iniciante, quanto para quem já passou dos 60 anos de idade”, finaliza o médico.

Na região existem muitas academias, que oferecem serviços de qualidade e professores qualificados, entre elas a ACM Lapa, o Sesi Vila Leopoldina, a Ecofit, a Runner e a Vibe. (ND)

FEMED Medicina Esportiva
Rua Marco Aurélio, 485, Vila Romana
Telefone 3831-6793 e 3831-2152
medesportiva@hotmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA