À mesa com Carlos Bertolazzi

0
3018

O chef de cozinha e apresentador de tevê, Carlos Bertolazzi, conta sobre sua carreira profissional entre panelas e seu bufê na Vila Romana especializado em casamentos.

O paulistano Carlos Bertolazzi é formado em Administração de Empresas e sempre cozinhou para os amigos como hobby, até que resolveu partir para uma carreira profissional. Trabalhou com a mãe em um bufê e, em 2005, viajou para a Europa para uma temporada de estudos no Italian Culinary Institute. Formado, passou por cozinhas de restaurantes como o Alto, em Nova York (EUA), o Piazza Duomo em Alba (Itália) e estagiou no icônico El Bulli, de Ferran Adriá, na Catalunha (Espanha).

Quando retornou ao Brasil, inaugurou o Zena Caffé “que é um restaurante casual com foco na região da Ligúria com a proposta de oferecer comida boa a preço justo”, define sua casa nos Jardins. Na região Oeste, fez consultoria para o extinto Carbone.

Divulgação
Villa Bertolazzi, o cenário para um casamento perfeito (Divulgação)

Neste ano, Bertolazzi se associou ao empresário Leandro Tavares (rede de bufês infantis Planeta Kids) e inauguraram o Villa Bertolazzi, na Rua Aurélia, Vila Romana. “Nosso objetivo é oferecer luxo acessível. Uma festa num lugar incrível, menu autoral, sem gastar uma fortuna. Com o Villa Bertolazzi eu volto a fazer o que fazia no começo da minha carreira: trabalhar com eventos. A escolha (pelo local) foi porque percebemos uma falta desse tipo de espaço na região”, explica.

_GON2662

A tevê o tornou conhecido do público. Apresentou no SBT o Hell’s Kitchen Brasil e o BBQ Brasil, onde fez três temporadas. Sua popularidade nas redes sociais impressiona. São 400 mil seguidores no Facebook e 350 mil no Twitter e no Instagram.

Atualmente, Bertolazzi divide com Chris Flores o comando do programa “Fábrica de Casamentos”, uma das maiores audiências do canal SBT, que torna realidade o sonho do casamento dos sonhos, desejo de 100% das noivas. E por conta deste sucesso na telinha, Bertolazzi destaca que em seu bufê as noivas realizam o sonho e “elas se encantam com a decoração e, claro, com o menu assinado. E tudo isso por um preço acessível!”. Além de todos os detalhes de decoração, o bufê pode atender a todos os tipos de cardápio para cada cliente, com opções para quem é vegetariano, vegano ou têm restrições ao açúcar, por exemplo. Entre os casamentos que já realizou no “Fábrica…”, um dos mais diferentes “foi para um casal Hare Krishna. Não pudemos provar nada antes de oferecer às divindades.”

Os inúmeros programas de gastronomia são vistos por ele, profissional de cozinha, como positivos. Para ele, “é bom para a valorização dos profissionais e faz com que as pessoas busquem qualificação e também acaba trazendo para a gastronomia pelo modismo e muitas acabam abandonando as escolas e os empregos assim que deparam com a realidade da profissão”, de muita pressão na cozinha.

Para os futuros chefs, o experiente Bertolazzi dá um conselho: “o fundamental é trabalhar com quem você admira, se qualificar, entender que na gastronomia não existe claramente um limite entre trabalho e lazer. Ficar sempre atento, afinal de contas, nos alimentamos pra viver, ou seja, toda hora é hora pra provar, conhecer”.

O chef é fã da cozinha brasileira “é muito rica, com um cenário diferente de norte a sul. Vários chefs criativos trazem modernidade à cozinha tradicional. Mas termos como artesanal e gourmet perderam muito seu significado e hoje foram banalizados”. Para encerrar, revela o prato predileto: estrogonofe.

Villa Bertolazzi, Rua Aurélia, 281, Vila Romana, Telefone 2950-3603 e 98856-6260, http://villabertolazzi.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA