Especial 20 Anos: esportes e cidadania na ACM Lapa

0
2713

A Associação Cristã de Moços (ACM) tem sua história ligada aos esportes e ações
com a comunidade. A unidade Lapa segue os mesmos passos.

Uma das organizações mais conhecidas no mundo, a ACM, surgiu em Londres no ano de 1844, quando George Willians iniciou um projeto para educar os jovens ingleses em atividades cristãs e de lazer. Hoje o Movimento Acemista está presente em 119 países, com 11.200 sedes e atinge mais de 58 milhões de pessoas. Por esse trabalho, a ACM recebeu dois prêmios Nobel da Paz e tem assento no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.

Esportes populares como basquete, vôlei e futebol de salão foram criados dentro de unidades da ACM e hoje são praticados em todo o mundo.

Arte e cultura, além de esportes fazem parte da ACM Lapa (Foto/Tiago Gonçalves)
Arte e cultura, além de esportes fazem parte da ACM Lapa (Foto/Tiago Gonçalves)

No Brasil, a ACM chegou em 1893, no Rio de Janeiro, através da Igreja Presbiteriana. Em São Paulo, no ano de 1902 e a unidade Lapa iniciou suas atividades em 1962.

Desde 2015 João Paulo Barbosa é o executivo da ACM Lapa. “Conheci a ACM quando me candidatei a uma vaga e senti que a ACM é uma organização diferente e que aqui era meu lugar. Sou formado em administração, comunicação social e educação física. Na ACM, trabalhei na área de marketing e em 2015 assumi a unidade Lapa”, informa.
A ACM Lapa tem uma estrutura esportiva completa. Academia completa, brinquedoteca, ginásio poliesportivo, piscina semiolimpica, coberta e aquecida e solarium, além de futebol society. Mas também tem ações de bem estar, saúde e educação integral à sociedade, para todas as idades.

Eventos comunitários são frequentes. (Foto/Tiago Gonçalves)
Eventos comunitários são frequentes. (Foto/Tiago Gonçalves)

Entre as ações com a comunidade, João Paulo destaca o Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) que atende 160 crianças de escolas públicas, em parceria com a prefeitura de São Paulo. “Aqui elas têm cursos de informática, artesanato e esportes, além de fazerem 3 refeições diárias”. A ACM Lapa também tem parceria com o Rotary Club.

Sobre a parceria da ACM Lapa e o Guia Daqui Lapa Leopoldina, João Paulo diz que “O GDLL, com suas matérias, liga a Lapa e a região que é tradicional e muito unida, com responsabilidade”.

ACM Lapa, Rua Brig. Gavião Peixoto, 1.100, Lapa, Telefone 3839-5800,
www.acmsaopaulo.org, unidlapa@acmsaopaulo.org

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA