Personagens do samba em livro

0
2430

Escritora, pesquisadora e apaixonada pelo carnaval de São Paulo, Regiane Raquel acaba de lançar livro com foco nos personagens da Escola de Samba Águia de Ouro, da Vila Pompeia.

Em janeiro passado, Regiane lançou o livro Minhas Histórias, Minhas Memórias: Águia de Ouro, (editado pelo Instituto do Texto). Moradora do Alto da Lapa, a escritora tem um projeto ambicioso, ela pretende escrever mais 21 livros – um para cada escola de samba que faz parte da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. “Não será uma tarefa fácil, mas estou muito animada.”

Paulista de Pirassununga e filha de militar do Exército, Regiane morou em várias cidades, entre elas São Paulo e Brasília onde residiu a maior parte do tempo e foi lá que fez sua formação acadêmica (linguística, entre outros cursos). No Distrito Federal, ela se dedicou ao ensino, à pesquisa e também escreveu os livros “Projeto 48 Horas”, “Verso Feminino” e “Eu e as Cidades Nuas”, além de artigos acadêmicos.

O carnaval sempre esteve presente em sua vida. Ela conta com animação que que não perdia um desfile do bloco carnavalesco Pacotão, o mais popular do DF.

Em 2011, quando voltou para São Paulo para visitar os parentes, era época de carnaval e recebeu um convite de um amigo para ir à quadra da Escola de Samba Rosas de Ouro, na zona Norte . Ela foi assistir aos ensaios. “Foi emocionante e me apaixonei pelo carnaval da cidade e pelo amigo Maurício, que virou meu marido tempos depois.” Decidiu mudar-se para São Paulo e com Maurício, Regiane criou o Instituto do Texto, que é uma empresa voltada para ministrar cursos de redação para candidatos ao Enem e concursos públicos, além de prestar consultorias para TCCs e também pesquisas.

Para dar início ao projeto sobre as escolas de samba, Regiane escolheu a Águia de Ouro, da Vila Pompeia, onde já tinha ido algumas vezes. Pela Rosas de Ouro, Roseane desfilou no Sambódromo por duas vezes e achou maravilhoso. “Achei que iniciar o trabalho pela Águia me deixaria mais livre para decidir quem incluir ou não no livro”, explica. Ela conta como foi, ao apresentar o projeto do livro para a comunidade da Vila Pompeia: “tive uma ótima acolhida por todos da Águia, a começar pelo presidente Sidnei Carriuolo, que me indicou vários personagens para o livro. Ele foi fundamental na indicação de personagens para o livro.” Regiane levou nove meses para lançar o livro com 120 páginas, em formato grande e capa dura.

O livro tem o perfil de 43 integrantes da Águia de Ouro, sendo 28 homens e 15 mulheres. “Ao fazer as entrevistas, várias vezes fiquei emocionada em ouvir e registrar o que a Águia significa para cada um deles!” Ao ler os textos do livro de Regiane, é possível sentir essa sensação. Vários dos entrevistados destacam a importância que a escola de samba Águia de Ouro exerce em suas vidas. Ao leitor fica a sensação de um sentimento de amizade e de amor pela escola, em todos os momentos. Regiane lembra que, infelizmente, alguns entrevistados acabaram ficando de fora “mas quem sabe, no futuro, eu escreva um segundo volume, mas antes tenho a história de outras escolas para escrever”, avisa.

A autora sabe que outros livros sobre as escolas de samba foram escritos, “mas nenhum deles deu o destaque que o meu livro deu a seus integrantes. Afinal, são essas pessoas que dão vida e alma à agremiação”, lembra. O lançamento do livro de Regiane aconteceu no final de janeiro na quadra da Águia de Ouro. “Com a presença de amigos, convidados integrantes da escola e principalmente os personagens do meu livro. Foi uma festa alegre, com muito samba e a bateria do Mestre Juca. Aliás, Juca, além de ser o mestre da bateria é um dos fundadores da Águia e está presente no meu livro.” Posteriormente a autora fez uma outra noite de autógrafos na filial de Higienópolis da Livraria da Vila.

O livro pode ser encomendado pelo site do Instituto do Texto, na loja da Águia de Ouro ou na Livraria da Vila de Higienópolis.

Regiane Raquel, Instituto do Texto, www.institutodotexto.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA