Lavanderia ecológica

0
2591

Veja só: lavagem de roupas, com menos água, energia e produtos químicos.

Com a atual crise hídrica, as pessoas, ao invés de lavar suas roupas em casa, estão preferindo utilizar os serviços de lavanderia, com sistemas mais eficientes e que, no final das contas, contribuirão mais efetivamente com um menor impacto sobre o meio ambiente. Mas a dúvida é saber se isso realmente é verdade. Luciana Ruiz, proprietária da Dalu Lavanderia, diz que sim, pois trabalha com um sistema de lavagem denominado wet cleaning, muito utilizado nos Estados Unidos e na Europa e que é uma alternativa mais ecológica ao método de lavagem a seco, largamente usado no Brasil. “Nosso maquinário é apropriado para o sistema wet, que tem como vantagem gastar menos água e menos energia elétrica e também não usar o solvente químico da lavagem a seco”, diz.

A funcionária da Dalu, Selma Soares, que lida diretamente com as roupas, declara que já trabalhou em outra lavanderia que utilizava o método a seco e tinha de colocar luvas e máscara para manipular o produto químico, já que ele tem um cheiro muito forte. “Tinha muito cliente que reclamava do cheiro quando vinha buscar a roupa”, conta.

De acordo com cientistas, o grande problema da lavagem a seco é o uso do percloroetileno, já proibido nos Estados Unidos desde 2007, que é um solvente altamente tóxico, polui o meio ambiente e pode ser perigoso para quem o utiliza sem segurança, desprovido de luvas e máscaras. Além disso, a lavagem a seco não é tão seca assim, principalmente porque as roupas são tratadas com esse solvente químico, que, afinal de contas, é líquido. “Aqui nós nos preocupamos com o meio ambiente, por isso oferecemos o wet para nossos clientes”, acrescenta Luciana.

Aberta há pouco mais de dois meses, a Dalu Lavanderia oferece, além do sistema wet cleaning, também a lavagem à mão, dependendo do tipo de tecido. “Tem roupas de seda que precisam de maior atenção na lavagem e de produtos suaves, caso contrário podem estragar”, alerta a empresária.

A Dalu Lavanderia atende de segunda a sexta, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 9 às 13h, e tem delivery, buscando e entregando as roupas no bairro. 

Dalu Lavanderia
Rua Carlos Weber, 1.466, Vila Leopoldina
Telefone 3586-4089
www.dalulavanderia.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA