Mais verde

0
1555

Foto:

Parque Leopoldina Orlando Villas-Bôas

Parque da Vila Leopoldina recebe perto 100 pessoas por dia e nos finais de semana a frequência diária é de 900 pessoas.

Inaugurado há cinco anos (primeira fase do projeto), o Parque Leopoldina Orlando Villas-Bôas recebeu esse nome em homenagem ao sertanista e morador da região, falecido em 2002. De acordo com Renata Moraes, coordenadora da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o parque é mantido somente com recursos municipais e está situado em uma área da Sabesp que foi cedida à Prefeitura de São Paulo. “O equipamento conta com uma sede administrativa no local e não dispõe do apoio de organizações não governamentais (ONGs)”, declara.

Segundo a coordenadora, atualmente o parque recebe muitas pessoas por dia, que passeiam, caminham ou utilizam sua infraestrutura, composta de campo oficial de futebol, campo de futebol society, quadra de areia, quadra poliesportiva, quadra de tênis (piso rápido e saibro), paredão de tênis, aparelhos de ginástica para a 3ª idade, pista de cooper, pista de caminhada, ciclovia e playgrounds. O parque conta ainda com um antigo casarão para eventos e atividades de educação ambiental e um lago de contemplação. O visitante pode ainda se entreter com uma exposição permanente de fotografias do acervo da família Villas-Bôas.

Não é difícil ver times de futebol de campo, de futebol americano e de rugby treinando nos campos do parque. Aliás, o local é aberto a todos, sendo preciso apenas reservar antecipadamente os espaços. Quem quer apenas apreciar a natureza pode passar algumas horas vendo espécies de árvores como tipuana, jambolão, cinamomo, paineira, mangueira, cacau, jequitibá-rosa, entre outras, além de pássaros como garça–branca-grande, quero-quero, joão-velho, pica-pau-do-campo, tuim, alma-de-gato, pitiguari, sabiá-poca, chopim e tico-tico. Infelizmente os jardins atualmente estão carecendo de cuidados, já que o mato tomou conta de várias áreas gramadas.

Aberto diariamente das 6 às 18h, tem uma área de 55.000 m², mas futuramente contará com um total de 268.783,48 m². À população, resta esperar. 

Parque Leopoldina Orlando Villas-Bôas
Avenida Embaixador Macedo Soares, 6.715, Vila Leopoldina
Telefone 3647-9939
www.prefeitura.sp.gov.br 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA