União Fraterna terá restauro

0
2524

Foto:

União Fraterna

A sede, inaugurada em 1934, é um dos símbolos arquitetônicos da Lapa e será restaurado pelo Instituto Anastassiadis.

Tombado em 1994 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), o prédio com 1.200 m2 de construção tem estilo eclético tardio e reúne elementos arquitetônicos de diversos períodos: clássico, neoclássico, barroco e renascentista e foi projetado pelos arquitetos José Viandana, Ítalo Catalani e Ricieri Pinotti.

A Sociedade Beneficente União Fraterna foi fundada em 1925 por imigrantes italianos para prestar serviços e lazer para a comunidade. Seu salão de festa foi palco de diversos eventos, como bailes de carnaval, casamentos e, ultimamente, promove animados bailes para a terceira idade. Em 2008, serviu de cenário ao filme Chega de Saudade, dirigido por Laís Bodanzky, que tem no elenco Betty Faria, Cássia Kiss, Tônia Carreiro, Leonardo Villar e outros nomes.

O projeto de restauro do prédio teve a iniciativa do Instituto Cultural Anastassiadis. No dia 27/11, no salão da União Fraterna aconteceu a apresentação do projeto para a comunidade. “O Instituto tem como prioridade projetos de preservação e restauro de patrimônio histórico e cultural, onde os espaços, depois de revitalizados, poderão ser utilizados pela comunidade em atividades culturais e educacionais”, explica o Eudoxios Anastassiadis, presidente do ICA.

Está orçado em R$ 3 milhões o custo do restauro, que estão sendo captados por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. A Cia. de Restauro que tem em seu currículo a restauração de mais de 90 obras, como o Edifício Itália e o Monumento às Bandeiras, foi escolhida para definir as diretrizes conceituais e arquitetônicas do projeto que será realizado pelo escritório Anastassiadis Arquitetos. Também apoiam o projeto empresas como a Alfa Realty, Perrotti e Barrueco Advogados e a produtora Canal Aberto.

“Os projetos estão em desenvolvimento e a previsão de finalização é para meados de 2015. As obras deverão levar um ano”, segundo a arquiteta Ana Marta Ditolvo, sócia da Cia. de Restauro.

Sociedade Beneficente União Fraterna
Rua Gaicurus, 1
Telefone 3672-0358
www.uniaofraterna.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA