Decore e ajude

0
1582

Foto:

Bazar de Natal do Projeto Acesso

O Bazar de Natal do Projeto Acesso tem uma infinidade de produtos natalinos para decorar ou presentear. 

E quem compra ajuda o trabalho que eles desenvolvem com portadores de deficiência. Tudo começou com o nascimento de Marcela, filha de Vera Lúcia e Antonio Carlos Zednik. Ela nasceu com cegueira congênita. Durante a infância da menina, Vera, publicitária e tradutora, decidiu cursar pedagogia e mais tarde fez especialização em deficientes visuais para ajudar na formação da filha. “Me preparei para ajudá-la”, explica.

Vera adaptou livros escolares para braile (código inventado pelo francês Louis Braille, 1809-1852). O material criado para a filha foi pedido por outras mães com filhos na mesma situação. Foi aí que Vera decidiu levar seu trabalho para outras pessoas deficientes visuais.

Em 2004 criou o Projeto Acesso, com a missão de proporcionar educação para essas pessoas. Hoje, o Acesso atende oito pessoas, de 4 a 40 anos. Todos têm atendimento individualizado com aulas de informática, inglês, matemática, química, física e música. “Cada um tem seu tempo e aprendizado diferente”, explica Vera Lúcia, que preside o projeto, dá aulas de português e nada recebe por esse trabalho.

Para manter o projeto funcionando, realiza o bazar de Natal e o de Páscoa. O de Natal, este ano, teve início em setembro. Todos os produtos foram doados pela Cromus Embalagens, que importa diretamente da China e outros mercados, e vende no mercado. “Tudo que vendemos aqui é novo e a renda do bazar ajuda na manutenção do Acesso”, diz Vera.

O estoque é grande e variado. Papais Noéis de vários tamanhos, roupas, guirlandas, bolas e árvores de Natal, cenários eletrônicos, enfeites, cerâmica, presépios e muito mais. “Em comparação com as lojas, nossos produtos custam 30% ou menos”, explica Maria Rosa, uma das voluntárias que atende ao bazar.

Quem compra os produtos do bazar, além da economia na decoração de Natal, também estará ajudando a um projeto que tem um trabalho que merece ser conhecido e apoiado. O bazar abre de segunda a sexta, das 14 às 17h.

Bazar de Natal do Projeto Acesso
Rua Sales Guerra, 147, Vila Romana
Telefone 3803-9487
www.projetoacesso.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA