Guerras através dos livros

0
1066

Foto:

Cesar, autor e idealizador do CHO

Livraria especializada em guerras tem objetos e relíquias militares.

Concebido pelo professor e historiador Cesar Campiani Maximiano, o Centro Histórico Overlord é uma livraria com mais de 600 títulos voltados para o tema guerra e operações militares. São biografias, estudos estratégicos, armamentos, capacetes e outros assuntos em edições nacionais e importadas.

Cesar, morador da Vila Romana, sempre esteve ligado ao tema militar. “Desde criança, todo mundo teve brinquedos e brincadeiras que envolviam guerras e lutas militares”. Ele não foi militar. Atuou dentro das instituições militares como professor. Também é autor de vários livros sobre nossos militares, como Barbudos, Sujos e Fatigados (Grua Livros, 2010), onde narra a história de soldados brasileiros da FEB – Força Expedicionária Brasileira – que participaram da 2ª Guerra Mundial (1940-1945).

Para ele, o Centro Histórico Overlord é “mais do que simplesmente uma livraria, o CHO surge como um espaço dedicado à difusão do conhecimento sobre a história que visa aproximar os leitores de suas áreas de interesse de forma interativa, combinando leituras com uma série de oficinas, palestras e cursos voltados para os temas contidos no catálogo de livros.”

Overlord (suserano) foi o nome dado à operação de desembarque na Normandia (França), realizada em junho de 1944, que teve sucesso e acabou por vencer o exército alemão. “O nome presta homenagem à geração que derrotou o totalitarismo nesse episódio emblemático dos dramas políticos e estratégicos do século 20”,diz.

Além da livraria, há salas com manequins vestidos com uniformes militares de várias épocas, pôsteres e bandeiras de vários exércitos, fotos e outros documentos. A visitação é aberta ao público em geral e gratuita, de terça a sábado, das 14 às 19h. Palestras, apresentações e outros eventos serão uma forma de discutir o tema militar para o público interessado e leigos também.

Centro Histórico Overlord
Rua Caio Graco, 466, Vila Romana
www.centrohistoricooverlord.com.br
www.facebook.com/centrohistoricooverlord

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA