A vida de um educador

0
1732

Foto:

Gilberto Nunes, fundador do Colégio Pré-Médico, lança livro onde conta sua saga.

Gilberto Nunes, fundador do Colégio Pré-Médico, lança livro onde conta sua saga.

Uma história de vida com muito “trabalho e sorte que Deus me deu”, como diz Gilberto, o Giba. Toda essa vivência, onde não deixou nada de fora, incluindo suas histórias com a boemia, os amigos, a família, o trabalho e sua luta para vencer na vida, está contada nas páginas da autobiografia Giba, Assis e muitas histórias, que ele distribuiu para amigos e presenteia pais de seus alunos.

Nascido em Botucatu em 1º de agosto de 1926, é filho único do português da Ilha da Madeira, Floriano, e Anna Ramos Nunes, paulista de São Manuel do Paraíso. “Meu pai, quando fomos para Assis, teve padaria e também cassino, onde tinha todo o tipo de carteado, em uma época que não havia repressão para esse tipo de negócio. Ele morreu quando eu tinha 11 anos e não foi fácil ser órfão de pai naquele tempo. Havia preconceito”. Por esse motivo ele decidiu que iria aprender a viver por conta própria.

Teve dificuldades mas “muita sorte, graças a Deus”, diz ele com orgulho. Sempre teve facilidade em fazer amizades e o basquete, que era chamado de “bola ao cesto” também foi útil. Sua equipe venceu vários campeonatos aqui na capital. Também fazia sucesso entre as mulheres. “Desde os meus 15 anos, eu tinha compromissos noturnos com as moças”, conta ele com malícia sobre sua juventude e precocidade.

Até “milagres” ele fez. A história está no livro, mas ele contando ganha novos ares. “Passando em frente à casa do Tonico, prefeito de Assis, vi muitos carros parados. Reconheci que alguns eram de médicos e imaginei que o prefeito estava doente. Quando entrei, fiquei sabendo que um dos filhos dele, de 11 meses, é que estava passando mal”, conta. “Na verdade, achavam que o menino estava morto. Abusado, resolvi pegar o menino e comecei a massagear as costas do garoto. Instantes depois, o garoto tossiu e recuperou a respiração. Ele tinha tido morte cataléptica (raro distúrbio que causa morte aparente)”. A experiência que adquiriu em farmácia foi útil. A partir desse dia, ficou famoso na cidade e o pai do menino praticamente o adotou como filho.

Foi um exímio datilógrafo e exerceu várias funções. “Fui bancário, motorista, trabalhei na telefônica de Assis e diretor de escola, durante o dia. À noite, jogava sinuca e baralho profissionalmente. Era bom no taco e me dava bem com as meninas”, relata com alegria sobre aqueles anos em Assis.

Ao dar baixa do exército, em 1946, veio para São Paulo em busca de novos desafios. Aqui trabalhou em laboratório e também foi ser discotecário na Rádio Gazeta. Mas lembra que a vida era dura. Voltou a Assis e conseguiu ser nomeado diretor de colégio pelo Seu Tonico, então prefeito e pai do menino que ele “ressuscitou”. Tempos depois, a vida de bon vivant teve fim quando conheceu Wanda, em Mongaguá. O casamento aconteceu no início de 1955 e o casal teve três filhos: Gerson, Gisele e Gladys. Hoje, Giba, é avô de sete netos e um bisneto, “o Bento”.

A Lapa entrou na vida de Gilberto quando ele comprou a Escola Técnica de Comércio Washington Luiz. Por um tempo, manteve o cargo de diretor de escola em Assis e depois em São Paulo até quando atingiu a aposentadoria e passou a se dedicar integralmente à escola, onde era diretor e também professor. “No primeiro ano, a escola tinha um bom número de alunos e foi crescendo. Em 1965, fiz sociedade com o dono do imóvel e viemos para a Rua Dom João V, na Lapa, onde estamos até hoje”. É claro que a Lapa e a escola têm um capítulo em seu livro.

Hoje, o Colégio Pré-Médico é dirigido por Gilberto e seu filho. Conta que a parceria com o cursinho de vestibulares durou até ser vendido. Os ex-donos do cursinho, ao venderem o negócio, o presentearam com a marca, ressalta ele que mora no Alto de Pinheiros.

Com 450 alunos, o colégio que fundou continua investindo em melhorias, tanto na parte estrutural como no corpo de funcionários. Giba dá expediente diário e fica feliz em dizer que “muitos dos nossos alunos de hoje, são filhos e netos de antigos alunos”.

Colégio Pré-Médico
Rua Dom João V, 164, Lapa
Telefone 3641-4999
www.colegiopremedico.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA