Em nome da fé

0
1238

Foto:

Em nome da fé

Em 13 de maio de 1917, três jovens pastores portugueses, Lúcia, Francisco e Jacinta, viram uma luz cortar o céu… Surgiu uma imagem resplandecente de luz. 

A partir desse dia, as aparições aconteceram sempre no dia 13 até o mês de novembro daquele ano. Deste então, vários milagres são atribuídos a Nossa Senhora de Fátima, como foi chamada. No bairro do Sumaré, temos o Santuário dedicado à Fátima, que desde o dia 1º de maio recebe, mais uma vez, a imagem peregrina. Entrevistamos Frei Alain Hevin, provincial da Terceira Ordem Regular de São Francisco (TOR), responsável pelo santuário e por toda a programação da imagem peregrina e outros assuntos ligados à igreja católica.

A imagem peregrina fica até quando?
Ela chega dia 1º de maio e volta para Portugal no dia 13 de junho. 

Por que o Santuário recebe a imagem?
O santuário lá em Portugal criou cinco imagens peregrinas, referente aos cinco continentes. Somos a primeira paróquia a ser dedicada à N. S. de Fátima e somos reconhecidos como santuário. A imagem que recebemos este ano e anos anteriores é a de número três, dedicada à América Latina. Hoje, temos 13 imagens peregrinas, devido ao grande número de pedidos dos fiéis. 

Qual é a programação da imagem?
Ela vai passar por algumas cidades e paróquias daqui da Capital. Por exemplo, no dia 3 de junho, ela vai à Paróquia de N. S. do Rosário da Pompeia. Mas aos domingos, a imagem estará aqui no santuário do Sumaré. Nos dias 17 e 18 de maio, ela irá à Aparecida, quando o bispo de Fátima fará a doação de uma imagem de Fátima para a Basílica de Aparecida. Depois visita outros lugares.Haverá uma programação especial por ocasião do centenário, em 2017?Sim. A pedido do cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o Brasil recebe em 2016 a imagem peregrina que ficará no país o ano todo. Teremos uma programação especial. Em 2017 também comemoramos, aqui no Brasil, os 300 anos do achado da imagem de N. S. Aparecida, a padroeira do Brasil. Para evitar confusão entre as duas comemorações, faremos a de Fátima em 2016. 

Por que a Terceira Ordem Regular de São Francisco dedicou esta igreja à Fátima?
Quando recebemos o terreno, doado pelo comendador José Vicente de Azevedo, nossa capela era dedicada à N. S. de Lurdes, que é francesa como nossa ordem. Com o reconhecimento por parte do Vaticano dos milagres atribuídos à Fatima, decidimos consagrar esta paróquia a ela, que foi a primeira na América do Sul. O santuário do Sumaré foi erguido em 1940 e por conta dele o bairro teve um crescimento importante. 

Tem aumentado a procura das pessoas pela intervenção de N. S. de Fátima?
Isso está acontecendo nesses últimos tempos. Percebemos que as pessoas estão confusas com tanta bagunça neste nosso mundo, que não nos entendemos mais. As pessoas procuram um apoio espiritual e acham em N. S. de Fátima. As pessoas estão percebendo que o consumo e o materialismo atual não estão levando a nada. Essa é uma das razões no aumento do número de pessoas que procuram nosso santuário. Elas buscam uma coisa maior, que preenche o vazio das pessoas.

Qual sua avaliação sobre o Papa?
Ele é o primeiro papa jesuíta do Vaticano. Os jesuítas são primordialmente os intelectuais da Igreja. A cidade de São Paulo surgiu a partir da escola criada pelos jesuítas e pelo agora santo padre José de Anchieta. A escolha do Papa pelo nome Francisco mostra que ele, o cardeal Jorge Bergoglio, indica que a Igreja deve voltar à simplicidade de São Francisco. Coisas como os problemas com o Banco do Vaticano não podiam continuar do jeito que estava. 

A visita dele trouxe mais fiéis à igreja?
A visita na Jornada da Juventude foi espetacular pelas atitudes e palavras. Foi uma lição de humildade. Ele estava aqui como Cristo que andava pregando para as pessoas sem medo. Ele é o chefe de estado do Vaticano, mas não quer ter privilégios. É uma pessoa simples e já deu mostra disso diversas vezes. É um grande exemplo para a Igreja e para toda a humanidade. Acho que, de certo modo, ele superou a popularidade de João Paulo II. É outro estilo, claro.

Fátima, Aparecida, Lurdes – existe diferença entre elas?
Todas são a mesma, a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, a nossa mãe. Nenhuma delas é melhor ou mais milagrosa que a outra. Existem muitas ‘nossas senhoras’ pelo mundo. O que as diferencia é onde apareceram e dependem da fé de cada um. No México, temos a de Guadalupe, por exemplo. Todas têm uma legião extraordinária de seguidores. Isso tudo é muito bonito! 

Quais eram os três segredos de Fátima?
Nossa Senhora revelou para os pastores três segredos, hoje revelados. Primeiro, o final da 1ª Guerra Mundial, em 1918. O segundo, se as pessoas não se convertessem, aconteceria uma nova guerra mundial, como se confirmou. Disse que a Igreja iria ter anos de dificuldades no futuro. Uma dessas dificuldades foi o atentado contra João Paulo II no dia 13 de maio de 1981. E ele perdoou seu agressor em sinal de humildade.  

Qual é a mensagem de N. S. de Fátima?
Ela é ser a mãe de Jesus. As pessoas vêm em busca do carinho da mãe. Por isso maio é o mês dedicado a elas. N. S. de Fátima transmitiu aos pastores que eles deveriam ter fé e coragem apesar das dificuldades. 

Fale um pouco sobre o senhor.
Sou francês de Paris. Me ordenei em 1966, aos 26 anos, em Albi, sul da França, próxima a Toulose. Cheguei ao Brasil em 1968 e vim ajudar aos meus irmãos freis em Cáceres, Mato Grosso. Cheguei ao Santuário do Sumaré em 1970 e só me ausentei daqui por quatro anos, quando fui para a França para novos estudos. Hoje, sou o provincial da TOR e somos os responsáveis pela administração do Santuário.

Que outros atrativos tem no Santuário?
Sem dúvida, merece ser visitado e conhecido por todas as pessoas, principalmente para os da região. Nossa paróquia é muito bonita, temos um órgão maravilhoso com cerca de 1.200 tubos e realizamos concertos. Além disso, recomendo que as pessoas conheçam a Via Sacra pintada por Salomon Flexor e a pintura da capela-mor, do pintor italiano Giacomo Gasparro.

O santuário é fundamental pro bairro?
Muito importante, não só para o Sumaré como para a cidade de São Paulo. Antes da igreja, não tinha quase nada por aqui. Estamos na parte mais alta da cidade. Tanto que depois veio a TV. Sumaré é o nome indígena de uma orquídea que tinha muito por aqui. É uma forma bonita que preenche nosso coração, não é mesmo? E quando a linha verde do metrô foi construída, as máquinas entravam por poços que abriram onde hoje temos o nosso estacionamento. Tivemos participação importante na construção do metrô. 

Qual é a programação de maio?
Além das missas, teremos festa no dia 13 de maio com barracas vendendo doces e salgados portugueses e outras coisas. Toda essa programação não seria possível se não fosse a ajuda dos paroquianos. O trabalho deles é maravilhoso. E convido todos os moradores a nos visitar e orar pela paz no mundo! 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA