Peso ideal

0
1529

Conheça a dieta Dukan, que se tornou famosa através da princesa inglesa Kate Middleton.

Não existe sensação mais gostosa do que estar com o peso ideal e com a saúde em dia. Quem está com sobrepeso, de modo geral, já tentou uma ou mais das chamadas dietas da moda, sem muito resultado ou com ganho posterior de quilos após a desistência ou a finalização do regime. Por isso, além da insistência e força de vontade, a ajuda de um especialista é fundamental. Para Ricardo Barroso, clínico geral e endocrinologista da Clínica Villa Vita, os resultados são melhores quando há uma individualização da dieta, mesmo que utilizando princípios básicos de um método já testado, como o Dukan. “Esse método é antigo e reinventado de tempos em tempos desde os anos de 1970.  Seu princípio se baseia na restrição de carboidratos e na adição de proteínas na dieta alimentar”, explica o médico.

Ele acrescenta que desde a década de 1970, estudos e pesquisas sobre o tema mostraram que a restrição drástica no consumo de carboidratos (massas, arroz, pães, etc., principalmente feitos com farinha e açúcar branco), aumenta a perda de peso, independente da ingestão proteica ou mesmo de gordura, entretanto, ele avisa que o método Dukan não é eficiente para todas as pessoas. “Se o paciente for vegetariano, ou fizer muita atividade física, ou tiver dificuldade em metabolizar gordura ou até mesmo for muito sedentário, ele não vai conseguir aderir a todas as fases do tratamento (composto de quatro fases, que são: a do “Ataque”, que provoca perda rápida de peso; a do “Cruzeiro”, que proporciona a perda de peso constante e moderada; a da “Consolidação”, realizada ao final da fase de Cruzeiro, que termina na obtenção do peso ideal; e a “Estabilização”, que determina o final da dieta alimentar e as regras que devem ser seguidas pelo resto da vida).”

A palavra de ordem para quem adere com sucesso ao tratamento é motivação. “Além dos pacientes obesos, que têm de passar por cirurgia bariátrica, e dos que já tentaram de tudo, os que estão muito dispostos a seguir todas as etapas são os que mais obterão resultado, independente de seu sexo, idade”, diz o dr. Ricardo.

Ao procurar o médico para iniciar o regime, o paciente passará por uma anamnese e fará alguns exames complementares, se necessário, entre os quais o de calorimetria (que mede a taxa metabólica), para que o tratamento seja individualizado e apropriado para a  manutenção do peso ideal. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA