Economize água

0
1966

Foto:

Seja um Guardião das Águas! Entre no site da Sabesp para ter mais informações importantes

Sabesp cria medida para incentivar os consumidores a reduzirem o consumo de água.

Os dados são críticos: o Sistema Cantareira, que faz o abastecimento de água das regiões da V. Leopoldina e Lapa –, está com apenas 16,9% de sua capacidade [índice do dia do fechamento desta edição], o nível mais baixo da história. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, o mês de janeiro de 2014 teve apenas 87,8 mm de chuva, também o pior índice em 84 anos; a média é de 260 mm.Nem os números e muito menos o desconforto, já que janeiro de 2014 foi o mais quente da história, parece sensibilizar parte dos usuários. Ainda é possível flagrar pessoas varrendo as calçadas com a água que sai da mangueira, aumentando o consumo e o desperdício. 

A Sabesp adotou um incentivo para estimular moradores abastecidos pelo Sistema Cantareira a diminuir o consumo de água: o cliente que reduzir em pelo menos 20% o consumo médio de um período de 12 meses – de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014 – terá desconto de 30% na conta. O benefício tem validade para as contas dos meses de fevereiro a agosto, que chegarão aos consumidores de março a setembro.

Como exemplo, a média de consumo dos clientes residenciais atendidos pelo Sistema Cantareira é de 15 metros cúbicos (15 mil litros). Esse consumidor paga hoje R$ 59,94. Se ele reduzir o uso da água em 20%, passará a consumir 12 metros cúbicos (12 mil litros) e a conta cairá para R$ 30,91.

Para ajudar o usuário alcançar a meta, a empresa dá algumas dicas: diminua o tempo no banho e feche o registro quando estiver passando sabonete; escove os dentes ou faça a barba com a torneira fechada; não lave a calçada com mangueira, use a vassoura antes; use um balde para lavar o carro: se a lavagem durar 30 minutos e a mangueira ficar aberta, o gasto pode chegar a 560 litros, com o balde, cai para 40 litros; acumule roupas e louças para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida e deixe a torneira fechada quando estiver ensaboando, o consumo pode cair de 240 litros para 20 litros; molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos. Fique atento a possíveis vazamentos de água.

Sabesp 
Telefone 195 – Para emergências, como falta d’água, vazamentos e esgoto entupidoFunciona 24 horas todos os dias – ligação gratuita
Site: http://site.sabesp.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA