Hora de|desintoxicar

0
1460

Foto:

Hora de desintoxicar

Depois da comilança das festas de fim de ano, é hora de preparar o organismo para uma nova etapa.

“O grande segredo seria fazer uma alimentação mais leve para pode limpar o organismo das coisas mais pesadas antes e depois. Antes para preparar o organismo da sobrecarga que órgãos como rins, intestino e fígado vão ter por causa das ceias de fim de ano”, diz a nutricionista funcional da Clínica Villa Vita, Mariana Duro.

Mas já passou e só se arrepender não elimina as toxinas que o organismo acumulou. É hora de desintoxicá-lo dos excessos de sódio, encontrado em todas as carnes processadas; das gorduras, do tender ou da maionese; do açúcar das sobremesas e bebidas alcoólicas.

Para iniciar, Mariana sugere uma dieta com alimentos leves e de coloração verde, encontrada nos legumes como brócolis, couve, espinafre, rúcula, para citar alguns. “Chá verde e chá branco também ajudam. Polpa de clorofila, que pode ser comprada em casa de produtos naturais e batida em sucos ou água de coco”. Ela também acrescenta os chás de dente-de-leão e cavalinha. Todos podem ser tomados gelado. “O chá pode ser tomado até dez horas depois do preparo”, acrescenta.

Outra sugestão que a nutricionista dá aos pacientes é apostar nos sucos detox, muito adotados atualmente até pelas celebridades. “Detox é a detoxificação do fígado”, esclarece. Além de eliminar toxinas, ajuda a desinchar e a emagrecer. Mariana dá duas receitas para serem preparadas em casa: água de coco, suco de um limão (inteiro), um kiwi, uma folha de couve e gengibre. A outra opção é misturar 150 ml de chá branco gelado, uma fatia de abacaxi, uma porção de hortelã fresco e gengibre. Tudo sem açúcar. As receitas servem uma pessoa e, de acordo com Mariana, não há contraindicação. Os sucos devem ser tomados uma vez ao dia, em jejum, mas se a pessoa quiser prepará-los à tarde, apenas como refresco, não há problema.

Outras festas virão, como a Páscoa, junto com outros excessos. Para prevenir, Mariana orienta as pessoas a manter a rotina da alimentação, com intervalos fracionados, para que a fome seja mais comedida na hora de qualquer celebração. Ela diz, ainda, que não é preciso abrir mão do que gosta: “Coma apenas uma das sobremesas oferecidas”. Ela diz também para evitar a cerveja, pois a bebida retém muito líquido por conter glúten. “E a quantidade: uma taça de espumante, uma taça de vinho ou uma dose de bebida destilada já está bom”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA