Tem arte na|Romana

0
2217

Instituto agrega residência artística, galeria de arte, cursos e coworking.

O casal Rogério Borovik e Samira Br, ambos artistas e professores de arte, se uniram para inaugurar, há pouco mais de um ano, o Instituto Volusiano de Artes Pataphísicas e Psicogeográficas. O espaço agrega residência artística, galeria de arte, cursos, entre outras atividades e, mais recentemente, um espaço coworking, localizado na Unidade 2 do Instituto.

De acordo com Rogério, a ideia de unir várias atividades no mesmo Instituto surgiu quando ele e sua esposa viajaram para a Holanda e ficaram hospedados numa residência artística de lá. “Sentíamos naquele momento que nossa carreira artística estava ficando muito para trás por conta de nossa atividade como professores e que devíamos dar vazão a ela, abrindo o Instituto e oferecendo um novo espaço para que também artistas do Brasil e de outras partes do mundo expressem sua arte”, diz.

O nome do Instituto, que a princípio causa certa estranheza, surgiu a princípio para homenagear Eros Voluzia, uma dançarina brasileira que fez sucesso nos anos de 1940 com sua dança performática e repleta de brasilidade. Rogério e Samira resolveram acrescentar o nome Pataphísicas – ou ciência das soluções imaginárias – e Psicogeográficas – ou uma nova maneira de se relacionar com o espaço criativo, como uma contracultura – para ampliar seu significado. “Acho que o nome cumpre o que é pretendido, que é causar curiosidade. Já a figura do polvo, que nos identifica, foi escolhida por ter tentáculos, que é como a arte que se ramifica”, revela Rogério.

Ele conta também que já hospedou artistas do México, Holanda, Nova Zelândia, Malawi, Itália e alguns brasileiros. Por enquanto, a residência não é feita através de edital, um objetivo dos gestores. “Hoje, o artista se hospeda, paga a hospedagem e, em contrapartida, oferece um curso, ou faz uma exposição, etc.”, explica.

Recentemente o Instituto abriu mais uma unidade, na Rua Heitor Penteado, que oferece um espaço para coworking a interessados de todas as áreas, não somente de artes. A programação de atividades é atualizada frequentemente e pode ser visualizada no blog e no Facebook do Volusiano.

Em agosto no Volusiano: Dias 13/08 a 2/09, das 20 às 22h30, terças-feiras. Kinect e Processing: experimentos em arte cinética. Realize experimentos com detecção e representação de movimentos e corpos no espaço tridimensional usando câmera Kinect e plataforma Processing.

Instituto Volusiano
Unidade 1: Rua São Gall, 110, Vila Romana
Unidade 2: Rua Heitor Penteado, 1.971
Telefone 99952-2440
www.institutovolusiano.blogspot.com.br
www.facebook.com/institutovolusiano
institutovolusiano@gmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA