Ovários Policísticos

0
1577

Foto:

Dr. Cristiano Barcellos

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é caracterizada pelo excesso de pelos no corpo, denominado hirsutismo, pela irregularidade menstrual e pela presença de pequenos cistos nos ovários detectados pelo exame de ultrassonografia.

Pelo fato da síndrome causar alterações menstruais e infertilidade, muitas mulheres consultam o ginecologista para investigação da síndrome. 

Entretanto, o que muitos desconhecem é que a SOP é um distúrbio endocrinológico caracterizado por níveis aumentados de hormônios masculinos e por um defeito que dificulta a ação de um hormônio chamado insulina, fato este que predispõe as mulheres com a síndrome a desenvolverem diabetes. 

Além disso, existe associação entre a SOP e a obesidade. No Brasil, aproximadamente 65% das mulheres com SOP apresentam sobrepeso ou obesidade, enquanto apenas 35% têm peso normal. Por esse motivo, o tratamento da SOP deve ser realizado também por um endocrinologista.

Nas mulheres com excesso de peso, o emagrecimento é considerado o tratamento de escolha para a SOP, uma vez que promove melhora do padrão menstrual e facilita a ocorrência de gravidez, reduz os níveis de hormônios masculinos e o excesso de pelos no corpo, além de facilitar a ação da insulina, prevenindo assim a ocorrência de diabetes. 

Dr. Cristiano Barcellos
Doutor em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP; Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; Professor da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-SP; Endocrinologista do Hospital Sírio Libanês
Rua Domingos Rodrigues, 341, 5º andar, sala 52
Telefone 3645-1410
www.cristianobarcellos.com.br

COMPARTILHE
Artigo anteriorQuase sem pelos
Próximo artigoA arte da marchetaria

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA