A arte da marchetaria

0
3195

Foto:

José Carlos, Guga e Téo Capellossi

Além de ensinar a técnica aplicada em madeira, o artesão Luiz Augusto de Alencar Gonçalves, fabrica peças sob encomenda. Mas não é de se estranhar se a esposa ou o carteiro não se lembrarem de seu nome. “A turma só o conhece como Guga”, diz o arquiteto José.

Guga está na função de artista marceneiro há 18 anos, aprendeu o ofício como hobby. Há nove anos mantém uma oficina no Alto da Lapa, onde dá aulas de marchetaria, técnica de incrustar folhas ou pedras em peças de madeira, formando os desenhos que a criatividade mandar traçar. A frequência é uma vez por semana, mas as aulas são minitradas às quartas, quintas e sábados por um período indeterminado. “Fica o tempo que quiser, tem gente que frequenta aqui há oito anos. A turma vai ficando amigo”, declara Guga. A exemplo do arquiteto José Carlos Gomes Alves, aluno e amigo há quase dois anos. “Recebo orientação para executar peças tanto na marchetaria quanto em coisas de outro modelo”. José ficou tão amigo que até dá uma força ao marceneiro Téo Capellossi, único funcionário do senhor Guga, no corte das madeiras que serão utilizadas para produzir as peças feitas sob encomenda. Afinal, Guga é “marcheteiro”, marceneiro, artesão. Um artista. “Faço objetos como luminárias, mesa de jantar, de apoio, de canto, estantes… Eu só não trabalho com armário embutido porque é outra técnica, outra estrutura.” As encomendas levam 30 dias para ficarem prontas. Mas o artesão ressalta que não faz projeto, só orienta as pessoas que o trazem pronto.

Guga utiliza vários tipos de madeira, uma delas é a pucumaru, comum de ser vista em tábuas de frios ou para corte de churrasco. Quem quiser conhecer seu trabalho, algumas peças espalhadas pela oficina servem como mostra. Tem caixas de vários tamanhos, caixa de gamão, as mesas de canto e um gaveteiro onde as taças de vinho e outros utensílios usados aos sábados são armazenados. “Depois da aula nos reunimos aqui, tem umas coisinhas para comer, um vinho e ficamos batendo papo. Meu sonho era ter esse espaço, uma marcenaria onde invento coisas e recebo os amigos”.

As aulas de marchetaria com Guga podem ser feitas por qualquer pessoa, seja profissional, amador ou curioso. O valor por mês é de R$ 300,00. Guga não aceita cartão, mas parcela o pagamento em cheque.

Marcenaria LAugusto
Rua Cerro Corá, 2.428
Telefone 3021-1030
Segunda a sexta, das 8 às 17h; sábado, das 9 às 12h

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA