Horta educativa

0
1789

Foto:

Cada pétala da mandala tem uma flor, uma verdura, um legume e um tempero, que as crianças cuidam

EMEI do Alto da Lapa investe em projeto que incentiva o cuidado com a natureza e o respeito para com os seres vivos.

Ao pensar numa escola pública brasileira, a maioria das pessoas imagina um espaço com poucos atrativos, professores desanimados e alunos apáticos. Mas isso não acontece na EMEI Dona Leopoldina, um local colorido, bonito, com profissionais motivados e cheios de ideias já colocadas em prática. Lá, 214 crianças da Educação Infantil têm a oportunidade de plantar, colher e observar como as coisas acontecem na natureza.

Graças a parcerias e ao atual trio de gestoras, a diretora, Marcia Harmbach, sua assistente, Simone da Silva, e a coordenadora, Iveline Zacharias, a escola municipal mantém um alto nível de ensino, com participação atuante das crianças e de seus pais. “A ideia é fazer daqui uma minicidade, que administramos juntamente com os alunos. Aqui as crianças têm voz, elas são as autoras, as protagonistas de todas as ações, que começam em nossa horta e terminam na sala de aula”, diz a diretora. 

A horta foi implantada com o apoio do Instituto 5 Elementos, que tem sede na Lapa. A ONG treinou educadores e professores, que desenharam a horta em formato de mandala. Marcia explica que cada uma das pétalas da mandala é cuidada por uma das classes da escola e todas elas são compostas de uma flor, uma verdura, um legume e um tempero. “São as plantas companheiras, que formam um ambiente de autoajuda, afastando insetos”, explica. Existem muitas árvores no local, assim como pés de frutas e ervas medicinais, plantadas nos multirões que acontecem de seis em seis meses. O 5 Elementos também participou da sensibilização com os alunos, explicando através de teatro, dança, pintura, artesanato, a importância do cuidado com a terra e as plantas. 

As crianças ajudam a plantar, regar. Quando as verduras e os legumes amadurecem, eles são colhidos e levados à cozinha para fazer as receitas oferecidas no café da manhã, no almoço e no lanche.

Mas o trabalho não para por aí… as questões de sustentabilidade ensinadas abrangem ainda a reutilização, a reciclagem, a compostagem e o respeito para com todos os seres vivos. “Aqui nada é desperdiçado. Procuramos diminuir o consumo de materiais, reciclamos folhas, PETs, etc., mantemos um minhocário e uma composteira com os alimentos crus não consumidos, e trabalhamos muito o cuidado para com o meio ambiente e para com o outro, pois esse ‘cuidar’ significa exercer a mais ampla cidadania”, finaliza Marcia.

EMEI Dona Leopoldina
Rua Peribebuí, s/nº, Alto da Lapa
Telefone 3641-5261

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA