Rede democrática

0
1507

Foto:

Rede democrática

Os problemas que todas as cidades têm preocupa seus moradores. Como expressardescontentamento ou propor soluções? Rodrigo Bandeira Luna é formado em administração de empresas e pública. Ele passou pela iniciativa privada, secretarias de governo e terceiro setor. E criou o site Cidade Democrática.

O site foi criado para ser um catalisador das propostas de pessoas interessadas em tornar a cidade melhor. Com sede na Rua Tonelero, 1.254, o Instituto Seva foi criado para fazer a conexão entre as propostas dos cidadãos e o poder público e privado. “Acho que a precisamos ir além da reclamação pura e simples. Através do site, qualquer pessoa pode apresentar sua ideia para um problema da cidade. Essa proposta é compartilhada com todo mundo que acessa o site que pode colaborar, dar palpite”, diz.
Sem fins lucrativos, o Instituto Seva é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), composta e dirigida por especialistas em questões como juventude, novos modelos de negócios sustentáveis, saúde, cultura, empreendorismo social e meio ambiente. Fundada em 2008, tem se voltado a apoiar e alavancar projetos que possam influenciar a sociedade tornando realidade sonhos coletivos. E o site Cidade Democrática é sua principal iniciativa.
Todos podem participar. Cidadãos, empresas, ONGs e a classe política pode, através desse espaço virtual, discutir problemas e apresentar ideias no intuito de melhorar as cidades de uma forma colaborativa. “Essa discussão estimula o surgimento de soluções inovadoras. São mais de 12 mil usuários espalhados pelo país”, informa Rodrigo.Cada sugestão apresentada no Cidade Democrática passa por três fases. A primeira, chamada de Mobiliza, identifica e mobiliza os agentes ligados com a causa ou território. Na segunda, a Conecta, as pessoas que têm o mesmo interesse participam na criação de soluções inovadoras para a causa ou território escolhido e lançam a proposta. Por fim, na Capacita, a proposta já discutida é apresentada aos públicos envolvidos em atividades como oficinas de webcidadania e táticas de promoção de causas, via internet.
Uma nuvem com os assuntos mais acessados facilita a escolha dos temas que o visitante tem interesse. “Um problema do bairro da Lapa pode ter semelhança com um problema de outra região da cidade. E muitas vezes a solução é a mesma. E através do site se pode conhecer outras experiências semelhantes. Os paulistanos precisam se unir para lutar por melhorias”, explica Rodrigo. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA