Corretos|movimentos

0
1229

Foto:

,

Nova modalidade de pilates amplia a consciência corporal.

O corpo é um “tagarela”. Por meio da dor, está sempre nos avisando de que estamos usando um membro de forma errada em detrimento da coluna, por exemplo. Porém, cada indivíduo tem seu universo particular e ter consciência corporal vai ajudar a pessoa a redescobrir o próprio corpo e ter mais qualidade de vida.
A francesa Blandine Calais Germain se debruçou em estudos sobre os gestos anatômicos e desenvolveu a técnica chamada “Abdos Sans Risque” (Abdominais sem Riscos), que somente 14 profissionais no Brasil dominam, para ajudar as pessoas a entenderem como funciona seu corpo. Embora o nome possa sugerir, não se trata de séries abdominais para ficar com a barriga “chapada”, mas de uma técnica que permite ao praticante trabalhar os quatro músculos abdominais sem causar estresse ou danos a nenhuma região. “É uma redescoberta do corpo para aproveitar melhor os movimentos, o que nos dá ferramentas para diminuir os riscos e evitar lesões”, detalha a fisioterapeuta especializada em tratamento de coluna e pilates, e proprietária da Pulsar Pilates, Tatiana Capoani. A profissional faz parte do seleto grupo que, durante um ano e meio, teve aulas sobre a modalidade no Brasil.
Tatiana demonstrou alguns movimentos da nova técnica à aluna Suzan Silva, e quis saber o que ela percebia. Suzan relatou sentir o músculo abdominal ser forçado quase na altura das costelas. “Ela está descobrindo a extensa área que os abdominais ocupam e sua real ação”, explica Tatiana. Praticante do curso de pilates há dois anos, Suzan demonstrou pouca dificuldade para realizar o exercício, mas transpirou e ficou impressionada com a percepção que teve. “O movimento é de tanta consciência corporal que parecia que o abdômen, na altura da pélvis, ficou para dentro e não saiu mais”, brincou.
A prática está sendo implantada na Pulsar Pilates com turma de quatro a seis pessoas, para aulas que serão ministradas aos sábados pela manhã.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA