Mais|proteção

0
1621

Foto:

A gerente Andréa e a Dra. Carla Tonelini

Fazer exercícios na água é maravilhoso. Mas é preciso ter alguns cuidados básicos com o ouvido. Nadar, praticar hidroginástica, surfar… é sempre um prazer tanto para crianças quanto para adultos. 
Mas a água também é responsável por causar problemas no ouvido. Por ser um local quente, se houver excesso de umidade na região, torna-se suscetível à proliferação de bactérias, que podem causar infecções, sendo a otite uma delas. Uma forma de evitar o problema é usar moldes tampões.
O molde tampão protege o ouvido de muitos problemas.“Ele bloqueia a entrada de água durante as atividades aquáticas e também no banho. Protege também contra o vento excessivo e ainda reduz a poluição sonora”, explica a fonoaudióloga Carla Moraes Tonelini, da Audio Arp.
Ele é feito de silicone flexível e antialérgico, podendo ser produzido em diversas cores, e deve ser colocado antes de nadar. É preciso lembrar que ele não machuca o ouvido, já que é anatômico, e se encaixa perfeitamente na orelha, aliás, essa é a principal vantagem do acessório. “Antigamente, existiam tampões que não se adaptavam totalmente ao ouvido. Você começava a nadar e logo percebia que ele já não estava na orelha”, diz o professor de natação da Ecofit, José Antônio Sousa. 
A única desvantagem do molde tampão é que ele também abafa o som. “Eu recomendo o uso do acessório apenas para quem tem o problema. Se você tem otite no ouvido esquerdo, utilize apenas nessa orelha. O uso desse tampão tem que ser paliativo, já que durante uma aula você pode não escutar as orientações do professor e perca o foco”, explica Sousa.
Vale lembrar que o molde tampão deve ser trocado uma vez por ano, no caso de adultos, e para crianças, a cada seis meses.“Na infância, o crescimento da orelha muda o constantemente”, elucida Carla. Já a limpeza do acessório deve ser feita com água morna e sabão neutro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA