Cabelo em pé|de… paz

0
1467

Foto:

Cabelo em pé de... paz

Acabou a folga. Após ser submetido aos exageros do sol, cloro e sal do mar, quem mais vai reclamar do fim das férias é o seu cabelo. 
O verão não foi muito generoso para os paulistanos neste início de ano, mas deu para se “largar” nas férias, curtir um mergulho no mar ou na piscina e voltar com aquele bronzeado, depois de pegar um pouco do sol que apareceu. A cuca até pode estar fresca, mas o cabelo… “A beleza passa pelo filtro da saúde e, no retorno da praia, todo mundo quer a saúde de volta. E, no cabelo, um problema pode começar na ponta e parar no couro cabeludo”, diz o hair stylist do Theo de Souza Studio, Silas Moraes.
Porém, tentar recuperar a saúde das madeixas com receitas domésticas – como a clássica gema de ovo batida com mel, ensinada pela avó –, ou enchendo a cesta das lojas de cosméticos com produtos que você desconhece, não são as decisões mais adequadas. Até porque, a visão que cada mulher tem da sua situação é sempre a mais dramática. Só mesmo a ajuda de um profissional para avaliar qual é o seu real problema para uma solução definitiva e sem gastos desnecessários. “Quando a mulher chega aqui, o problema visível para ela é o ressecamento. Isso é palavra que ela comprou do mercado. Um cabelo pode estar ligeiramente seco, seco ou ressecado. Se eu tratar tudo de forma igual, vou criar um peso desproporcional ou até quebrar o cabelo”, alerta o profissional, que é especializado em cosmetologia.
Na avaliação de Silas, um equívoco que alguns profissionais cometem – às vezes a pedido da própria cliente – é o de tentar recuperar os fios danificados com aplicação imediata de queratina. “O cabelo ressecado precisa primeiro de uma hidratação e depois de reposição de queratina, até porque o produto é duro e também pode quebrar os fios”, informa.
Para o hair stylist, muitos dos danos causados pela ação do sol, do sal e do próprio vento poderiam ser evitados com medidas preventivas, como o uso de chapéu e de filtro solar. “Tudo o que vale para a pele, vale para a fibra e para o couro cabeludo, que pode sofrer queimaduras”, alerta.
E, por falar em prevenção, uma frase que Silas não gosta, e que a mulher coloca em prática, é a famosa “quando voltar, eu arrumo”. Em 2014, procure o cabeleireiro antes de descer a serra. O cabelo também voltará com o aspecto mais saudável. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA