Solte a voz!

0
1737

Foto:

Solte a voz!

Fonoaudióloga da Lapa fala sobre a importância da boa dicção, articulação e postura para profissionais.

Todas as pessoas precisam se comunicar bem, mas em algumas áreas esse quesito é fundamental e determina o sucesso ou o fracasso de um profissional. “Um advogado, para defender um réu, tem de convencer o juiz de que seu cliente é inocente. Para isso, ele precisa de boa retórica, excelente discurso e uma apresentação convincente”, explica a fonoaudióloga Eloisa Colucci.Pensando nessa necessidade, há dez anos, Eloisa começou a ministrar cursos de dicção e oratória, especificamente para essa classe de profissionais. Hoje, ela dá aulas na Escola Superior de Advocacia, na OAB, entre outras entidades. “O trabalho específico de oratória começou com a demanda dos operadores do Direito nesses cursos que ministro, mas comunicadores, docentes e outros profissionais também começaram a me procurar em meu consultório por conta de suas necessidades”, complementa.
Eloisa diz que inúmeras pessoas utilizam a voz de forma errada, e isso, além de bloquear a comunicação, causa problemas físicos, como desgaste da prega vocal, por exemplo. Quem tem esse desgaste perde a qualidade da voz e fala de forma abafada, rouca ou monótona. Ela acrescenta ainda que, para se expressar com clareza e dar qualidade ao seu discurso, a pessoa precisa ter conhecimento do que será dito, boa dicção, boa articulação de palavras, impostação correta e postura adequada. 
Em seu consultório, na Lapa, Eloisa atende clientes de todas as idades e de todas as profissões. “Primeiramente, eu faço uma análise da voz por observação. Vejo como a pessoa fala, se ela tem tiques, como está a postura na hora de conversar, como mexe as mãos num discurso, como ela articula as palavras, entre outras coisas. Depois eu a gravo em diferentes situações, dentro e também fora do consultório, informo o problema e começo a corrigir o que vejo de errado através de técnicas e treino”, descreve.
Uma boa dica que Eloisa dá para quem precisa se apresentar em público é: preparo! “No dia anterior à apresentação, a pessoa deve ensaiar, dormir bem e se alimentar adequadamente. Já um pouco antes do discurso, ela deve beber bastante água, para se hidratar. Caso sinta algum desconforto durante o evento, deve pausar o tema, respirar para relaxar e voltar a falar”, finaliza. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA