Arte mais do que reciclada

0
2139

Foto:

Arte mais do que reciclada

Aquecimento global, mudanças climáticas, poluição… Será que não está na hora de mudarmos nossas atitudes?
Muito se fala sobre sustentabilidade, mas será que ela acontece na prática? Será que estamos mudando nossos hábitos? Estamos cuidando da natureza como se deve? 
As respostas estão chegando aos poucos. O artista Rafael Vasconcellos está mudando esse conceito e transformou arte em sustentabilidade. “Sempre trabalhei com coleta de materiais descartados, com o ‘lixo’ das ruas de São Paulo”, diz o artesão que tem seu ateliê na região da Lapa há um ano.
Rafael é responsável por transformar caixas de frutas, cabos de vassouras e outros materiais em objetos de decoração. “Quando percebi que esses apetrechos eram encontrados em abundância, comecei a enxergar a questão de como descartamos o lixo e o fim que damos a ele. Então tive um insight ao ver a pilha de caixas que havia coletado e percebi que poderia desenvolver peças utilitárias, que fazem parte do cotidiano das pessoas, e ainda reinserir o despejo sem utilidade na vida e na sociedade de forma criativa, alegre, além de contribuir de alguma maneira para o bem”, conta Vasconcellos.
A ideia de mudar os materiais vem de algum tempo. Segundo o artesão, desde sua infância, ele já tinha a mania de produzir coisas novas com materiais não mais usados. “Meu carrinho, meu estojo de lápis, meu tabuleiro de futebol de botão, minha escrivaninha de estudos, tudo era feito de madeira reutilizada. Na adolescência, continuei coletando materiais e produzindo objetos maiores, como cadeiras, mesas, espelhos de janelas. Já construí até uma casa e ambientei um restaurante inteiro com o material descartado nas ruas”, diz o profissional. Rafael coleta os materiais para criar suas peças nas ruas do bairro. Seja em lixos de restaurantes, seja em caçambas e até mesmo em algumas feiras livres. 
A linha que o artesão oferece agora para seus clientes tem objetos utilitários, como revisteiro, bandeja, cachepô para vasos e flores, sapateira, gaveteiro, criado-mudo, aparador, banquinho com sapateira, casinha de passarinho, lixeira e vasos decorativos. “Desenvolvi até um novo conceito de jardim vertical para plantio de temperos”, finalisa Rafael. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA