O bicho|que ri

0
2213

Foto:

Dra Vanessa: escovar todos os dias

Uma especialização dentro do setor da medicina veterinária vem ganhando força na última década: o serviço de odontologia, que ainda é apresentado no mercado como um serviço dentro dos procedimentos veterinários, porém, carente de profundidade e de especialização, qualidade da qual a nossa reportagem vai tratar na edição desse mês.
O Guia Daqui foi conhecer a Smile4Pets – Odontologia Veterinária e Especialidades, clínica veterinária que está sob a direção de Vanessa Graciela Gomes Carvalho, médica-veterinária formada pela UNIP com pós-graduação na USP. “Pertenço a uma família de cirurgiões dentistas, mas o maior interesse foi pela área da Odontologia Veterinária”, revela. Ela é responsável pelo atendimento odontológico em pequenos animais (cães, gatos, coelhos, chinchilas e porquinhos-da-índia).
De acordo com a médica, a proposta da clínica é oferecer atendimento especializado, cujo intercâmbio com o clínico geral é fundamental. A partir de junho, a clínica também contará com especialistas em ortopedia, cardiologia e anestesiologia veterinária.
Dentro das enfermidades mais comuns na boca dos bichinhos, a doença periodontal vem em primeiro lugar, causando gengivite pela presença de cálculos dentários e o mau hálito, sinais de que alguma coisa não está indo bem com o animal, alerta a médica. Na consulta clínica, além de dar um diagnóstico seguro e um tratamento adequado e eficaz, dá orientações aos donos dos animais a ter uma atitude de prevenção dessas afecções. “A maneira mais eficiente de evitar a doença periodontal nos animais é fazendo escovação dental diária, como fazem os humanos”, salienta.
Fraturas dentárias é outro problema que atinge muitos animais e o canal exposto pode causar dor e progredir para abcessos ao redor da raiz. Segundo a especialista, quem cuida do bichinho tem que estar atento às mudanças de comportamento dadas pelo o animal. Ficar prostrado ou inclinar a cabeça quando vai comer, põe a pata na boca, esfrega o focinho no chão ou mesmo emagrecimento são sinais que não devem ser desprezados, avisa.
Em setembro, a ABOV – Associação Brasileira de Odontologia Veterinária – realiza uma campanha com dicas de prevenção das principais doenças orais em cães e gatos. A Smile4pets participará desta campanha com dicas de escovação dentária.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA