Pele linda no inverno

0
2135

Foto:

Cuide bem da sua pele no inverno

A chegada do outono/inverno pede cuidados especiais. As baixas temperaturas e a reduzida umidade do ar, que acontece na estação, podem deixar a derme ressecada e sem vida.
Nesse período, é aconselhado usar hidratantes diariamente. Existem basicamente três tipos: os oclusivos, os quais formam uma película na pele e impedem que a água se evapore, como os óleos naturais, lanolina e silicones, esses são adequados para peles bem secas; os que possuem a propriedade de atrair e reter a água no corpo, como a ureia e o ácido hialurônico, podem ser usados mais frequentemente após uma avaliação; e por fim, aqueles que restauram a estrutura natural da epiderme, mais sofisticados, para pessoas com pele delicada e com desidratação severa.
Outro alerta é para o uso frequente do protetor solar, que não deve ser esquecido nas épocas frias do ano. A exposição inadequada pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e até mesmo câncer cutâneo.
Se por um lado o inverno exige cuidados, por outro lado ele favorece o tratamento da pele. É a estação ideal para realizar procedimentos como laser e peeling, pois as baixas temperaturas fazem com que o inchaço e tempo de recuperação no pós-operatório sejam mais suaves.
Alguns aparelhos de laser realizam a troca de pele onde a mesma será renovada se tornando suave, tratando as manchas, cicatrizes, estrias, rugas ou flacidez. Segundo a dermatologista Carla A. Bertolucci Buzzoni, o laser tem uma fonte de energia que emite luz potente e específica. Ele é seletivo e atinge o alvo determinado sem prejudicar a pele ao redor. A descamação provocada pelo laser pode ser leve, moderada ou profunda, dependendo da potência utilizada.
Alternativo ao laser, o peeling é um procedimento que consiste em aplicar substâncias capazes de provocar reações que vão de uma leve descamação à remoção total da camada superficial da pele. Dependendo do objetivo, pode limpar, trazer viço, clarear manchas e atenuar o envelhecimento. “Além do rosto, pode ser realizado no pescoço, colo, braços e mãos. A novidade do momento são os peelings combinados, que são feitos simultaneamente e possibilitam melhores resultados”, conta Carla.
Mas todo o cuidado é pouco. Preste atenção antes de usar um produto ou realizar algum tratamento. É sempre importante consultar um médico. “O melhor amigo da sua pele é o dermatologista”, finaliza a profissional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA