Deixando|a lataria nova

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Rogério e Reginaldo em ação

Quem tem carro novo gosta de manter a pintura impecável como se tivesse saído “ontem” da concessionária. Mas uma chuva de granizo ou uma batida na porta em um estacionamento podem amassar a lataria.
Para deixar o carro como novo é hora de procurar os especialistas. A saída bem conhecida é levar o carro a um funileiro. Ele vai tirar o amassado e provavelmente vai precisar repintar a parte atingida ou a peça toda, dependendo do tamanho do estrago.
O mercado também oferece a técnica do “martelinho de ouro”. Reginaldo de Oliveira das Dores, sócio com Rogério Regis da R2 Martelinho de Ouro, na Rua Aurélia, desde 2002, conta que “a técnica surgiu dentro das montadoras brasileiras quando precisaram reparar os carros novos com pequenos defeitos na lataria (afundamentos, amassados). Deu tão certo que acabou virando uma especialização”. E ele ressalta que “os brasileiros, são os melhores. Muitos colegas foram contratados para reparar carros no exterior, principalmente na Europa. Eu já fui até a Argentina recuperar uns carros para uma montadora de lá”.
Como escolher um bom profissional? A dupla sugere que o cliente faça uma pesquisa com alguém que já tenha utilizado o serviço de um “martelinho”. “Têm muitos profissionais que depois de um rápido curso de martelinho se acham aptos. Aqui, já refizemos vários trabalhos de outros martelinhos. É preciso anos de treino para poder fazer um bom trabalho”, conta Rogério que assim como Reginaldo têm anos de “martelinho”. A famosa ferramenta e a mais utilizada tem uma ponta de aço e outra de borracha especial. Mas também tem um arsenal de ferramentas especiais, algumas importadas.
Mas nem de todos os amassados eles dão conta. “Como não fazemos pintura, a técnica do martelinho dá certo quando o amassado no veículo não tem a pintura danificada”, alerta Reginaldo. Mas ele garante que o serviço feito por eles deixa a lataria do carro como se fosse nova.
O custo de um reparo através da técnica da dupla pode custar menos e é mais rápido do que o de uma funileira comum. “Se for apenas um amassado de porta, o cliente deixa o carro pela manhã e retira no final da tarde”, finaliza Reginaldo.

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