Além do capô do carro

0
1372

Foto:

Denis (D) com os alunos

Saber como funciona o motor do carro para um público leigo é a proposta do curso “Como Cuidar do Primeiro Carro”, criado por Denis Marum, engenheiro-mecânico e diretor técnico da oficina Chevy, na Lapa, criada em 2004.
“O curso foi criado para o público feminino que em tese tem menos conhecimento de mecânica. Mas o público masculino foi pedindo para participar e hoje é maioria nos cursos”, explica Denis, que é ex-funcionário da Pompeia Veículos, concessionária GM que funcionava na Rua Carlos Vicari.
O curso tem a parte teórica e parte prática. O aluno recebe uma apostila com informações básicas sobre a mecânica dos automóveis. Depois das explicações teóricas, Denis coloca em prática as explicações usando um motor para melhor entendimento dos alunos.
Além de divulgar a oficina, os alunos saem entendendo melhor o funcionamento do carro. É uma forma de evitar ser enganado por um mecânico desonesto com consertos inúteis e caros como o lendário “rebimboca da parafuseta”, um falso problema mecânico de nome estrambótico. A relação entre mecânico e o dono do veículo, como outras profissões, é muitas vezes baseada na confiança com o mecânico.
Além das noções básicas de mecânica, Denis também aborda sobre segurança ao dirigir. “Para quem tem o primeiro carro ou para aqueles que já têm carro há mais tempo, o veículo impõe responsabilidade ao motorista, que vai até ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, adverte Denis.
As dicas são úteis e fáceis de serem aplicadas na prática. Entre elas, a necessidade e a economia que o dono tem ao fazer as revisões e manutenções indicadas pelos fabricantes. A troca de óleo, por exemplo, de acordo com o veículo é muito importante e além de economizar combustível, protege o motor. Freios, velas, verificar o nível de água do radiador com regularidade e observar o desgaste dos pneus são outros itens que o curso aborda e refletem diretamente na segurança do veículo e economia para o dono do carro. E nestes meses de chuva, Denis ensina como evitar e o que fazer se o carro ficar preso em uma enchente também. São dicas valiosas.
O próximo curso irá acontecer dia 25 de fevereiro, das 13 às 17h e custa 50 reais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA