Noites autorais na Lapa

0
1353

Foto:

Espaço aberto para compositores

Nas noites de segunda-feira, o Bar Bagaça! na Lapa, promove a Noites Autorais do Clube Caiubi de Compositores. O evento criado poe Lis Rodrigues, Vlado Lima e Osmar Lazarini, o Soneka teve início em 2002 em um bar da Rua Caiubi, em Perdizes.
Vlado, dono do Bagaça!, fundador e compositor do Caiubi, calcula que hoje o clube reúne cerca de 7 mil integrantes espalhados por todo o mundo. “Muitos outros clubes foram criados inspirados no nosso”.
Nestas noites, os compositores, apresentam no pequeno palco do bar suas criações à plateia.
A única exigência das Noites Autorais é que quem sobe ao palco apresente músicas de sua autoria. Em média por noite, cada autor canta duas músicas. A ordem de entrada é de acordo com a ordem de chegada.
“A maioria faz isso apenas por hobby, mas é claro que tem muitos de nós que pretendem e querem seguir uma carreira de compositor”, explica Vlado. E no Caiubi tem lugar para todos. 
Através do blog – www.clubecaiubi.ning.com — criado em 2008, os integrantes do clube colocam suas composições para serem ouvidas e por ele trocam informações. A Rádio Caiubi, via internet, disponibiliza a qualquer pessoa o trabalho de seus sócios. Vlado relata que algumas músicas via o blog já foram gravadas.
Entre os caiubistas mais conhecidos está o cantor e compositor Zé Rodrix (1947-2009), que foi levado pelo sócio Soneka para assistir a uma reunião do clube. Gostou e acabou virando integrante. Outros dois, Tavito, autor de “Casa no Campo” e Celso Viáfora, são nomes conhecidos da música brasileira que também integram o clube e se apresentam no Bagaça!
Vlado que está para lançar em 2012 seu primeiro CD e acaba de publicar seu primeiro livro de poesias, ressalta que “o nosso negócio é fazer uma música livre”. Para isso, abriu o bar na Lapa para que as Noites pudessem ter um endereço fixo. Nos outros dias da semana, são promovidos outros encontros musicais.
Na última sexta-feira do mês o Bagaça! promove o sarau Sopa de Letrinhas, com muita música, que vai dos compositores do Caiubi aos outros estilos musicais. O interessante é no final da noite, a casa serve uma revigorante sopa de letrinhas para fechar a noite musical.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA