A visão ideal desde a infância

0
1963

Foto:

Dr. Marcelo Galiano Credie

As aulas estão voltando e janeiro é o mês de deixar tudo pronto e organizado. Mas não é só o material escolar que merece atenção. Os olhos do seu filho também. É imprescindível que toda criança tenha um acompanhamento desde cedo de um oftalmologista para que caso haja algum problema, ele seja diagnosticado o quanto antes e não prejudique o desenvolvimento do seu filho, seja na vida social ou escolar.
O Dr. Marcelo Galiano Credie, oftalmologista especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Médica Brasileira, cita alguns dos casos que mostram como é importante realizar exames periódicos nas crianças, como por exemplo analisar se ambos os olhos enxergam bem, pois existe a possibilidade de um dos olhos ter algum problema de visão e a família não perceber. No futuro, quando percebe-se alguma alteração, talvez seja tarde demais para corrigi-la. Um dos olhos pode se tornar amblíope (“olho preguiçoso”), o que torna esse exame extremamente necessário.
Os exames de reflexo e acuidade visual precisam ser feitos desde cedo. O estímulo luminoso necessário para o olho se desenvolver apropriadamente acontece desde cedo, logo a importância da avaliação oftalmológica para sanar qualquer patologia ocular ou mesmo alterações refracionais (uso de óculos). “Aí no futuro, mesmo que você coloque o grau necessário, a visão não corresponde”, ele explica.
Outro caso importante que merece atenção desde a infância é o estrabismo. “Existem pequenos estrabismos que podem passar despercebidos. E um olho que tem um pequeno desvio também pode perder a visão lá na frente”, o Dr. Marcelo conta.
As alergias oculares são fatores comuns na infância e adolescência e devem ser tratadas, pois a coceira ocular pode desenvolver sérios problemas visuais, já que causa lesões na córnea. Por isso, junto com o tratamento com um alergista, é importante que o oftalmologista também acompanhe o tratamento no caso de ocorrer uma alergia a região dos olhos.
Não se esqueça de verificar a saúde ocular do seu filho periodicamente. “Vale sempre a pena fazer exames, principalmente antes de os filhos começarem as aulas”, o oftalmologista aconselha. Isso ajudará não só no rendimento escolar mas também a enxergar a vida muito melhor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA