Resgatando a memória

0
1863

Foto:

Alunos da década de 50

Andar à pé pela Vila Romana, um simpático reduto regional incrustado entre os bairros da Pompeia e Lapa, dá a impressão que caminhamos pelas ruas de uma cidade calma e brejeira do interior. Predominantemente ocupado por casas térreas e sobrados de dois andares, as ruas arborizadas tornam a região um lugar privilegiado, cheio de pássaros e de um silêncio raro nos bairros de uma cidade como São Paulo.
Apurando o olhar, é possível encontrar coisas incomuns: jardins ornamentados, praças revigoradas por iniciativas próprias da comunidade como ocorreu na praça Manuel de Figueiredo, no dia 12 de outrubro, Dia das Crianças. Há também pequenas oficinas que funcionam na garagem das residências  e crianças que saem das escolas e voltam para casa à pé rindo e falando alto.
É nesse cenário lúdico que a EMEI Noêmia Ippólito, o antigo Parque Infantil Número 7, foi fundado em 1941 e comemorou dia 3 desse mês, 70 anos de existência. As festividades por conta do aniversário começaram no mês de novembro, e no dia 3 de dezembro, uma grande festa reuniu ex-alunos que frequentaram a unidade nas primeiras décadas de existência da escola com os alunos de hoje. Segundo Therezinha Sebestyian Rocha, coordenadora pedagógica da EMEI, são cerca de 250 crianças matriculadas, atualmente.
Há muita história sobre a escola da Vila Romana e a reportagem do Guia Daqui destaca algumas para o nosso leitor que muito provavelmente poderá ter sido um dos alunos de lá, um modelo idealizado por Mario de Andrade, cujo conceito defendia interesses lúdicos e culturais presentes nas plantas arquitetônicas do imóvel, construções de poucas ou nenhuma sala de aula e muitas árvores, areia e brinquedos.
Construído pelo prefeito da época, Francisco Prestes Maia, e inaugurado pelo Presidente da República Getúlio Vargas, para honrar a data, o Liceu de Artes e Ofício de São Paulo presenteou a escola com uma réplica da estátua “O Espinário”, cuja obra original está na Grécia. A segunda réplica da obra se encontra em Roma e a terceira, como constatou a reportagem, esta na EMEI Noêmia Ippólito, para orgulho da comunidade, dos professores e de todos os alunos que frequentam ou que já estudaram nessa unidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA