Pizzaria|Orgânica

0
1344

Foto:

Chef Jaqueson

Hoje, é comum escutarmos ou falarmos de sustentabilidade, alimentos naturais ou orgânicos. Mas sabemos o que isso significa ou como afeta nossas vidas? Viveremos mais ou farão bem à saúde se nos alimentarmos diariamente com esses alimentos? Vamos lá então: Alimentos orgânicos são produzidos da maneira mais natural possível, sem insumos químicos, fertilizantes e pesticidas. Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que maneja de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais, conservando-os em longo prazo e mantendo a harmonia energética desses alimentos. Deste modo, para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras) para que os alimentos promovam não apenas a saúde do homem, mas também a do planeta. Muitos chefs de cozinha procuram produtos orgânicos para seus restaurantes.
Muitos dizem que os alimentos orgânicos são mais caros. O alimento orgânico é, na realidade, a forma mais barata de comida. Um alface convencional parece custar 1, mas há os custos ambientais e médicos.
Não é uma teoria do caos. Estamos falando apenas sobre o prazer de comer bem, pagando o preço justo.
Algumas mudanças que podemos fazer para viver melhor:
1. Conheça bem seu corpo. Cada pessoa tem um metabolismo.
2. Faça no mínimo 3 refeições por dia e 1 lanche. Não transforme seus finais de semana em um “vale-tudo” alimentar.
3. Metade das calorias ingeridas deve vir de carboidratos, que são lentamente transformados em açúcar. É o caso das massas, cereais e féculas, como a batata.
4. Use e abuse de frutas e verduras.
5. Varie as fontes de proteína.
6. Reduza o consumo de gorduras e açucares simples, como o de refrigerantes e doces.
7. Adote pelo menos um alimento integral – pão ou arroz.
8. Mantenha-se hidratado, bebendo água ou sucos no intervalo das refeições.
9. Na hora de comer, dê um tempo só para você. Isso significa não ver televisão, ler o jornal ou examinar um relatório enquanto mastiga a comida.
10. Resista à tentação dos fast-foods, pródigos em frituras e alimentos gordurosos.
Ser orgânico é antes de mais nada se gostar. Gostar do planeta e gostar de comer bem.

COMPARTILHE
Artigo anteriorDona Daisy vai à praia
Próximo artigoTeatro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA