Mais vida na terceira idade

0
1174

Foto:

Paciente na aula de Pilates

Caro leitor, você já deve ter ouvido falar em reumatismo, grupo de doenças caracterizadas pelo quadro de dores crônicas que podem acometer os músculos, articulações ou ossos. A artrose é responsável por 80% dessas doenças, sendo caracterizada pela degeneração da cartilagem com queixa frequente de dor e limitação dos movimentos. É mais comum nas mulheres entre 40 e 50 anos e no período da menopausa, sendo que esta incidência aumenta com a idade. Abaixo dos 40 anos, a frequência é semelhante em ambos os sexos, comprometendo principalmente os joelhos, quadril, mãos e coluna vertebral.
A reportagem foi conversar sobre esse e outros assuntos com o fisioterapeuta Robson Sitta, responsável técnico pela Clínica Sitta, um espaço projetado para imprimir um conceito de academia terapêutica, cujo modelo está voltado para um atendimento abrangente a todo tipo de pessoa, mas com foco cuidadoso para as necessidades do público que chegou à terceira idade, segundo o especialista.
A Clínica de Fisioterapia Sitta oferece a seus clientes um espaço térreo com 150 m2, adaptados conforme as normas de acessibilidade da ABNT. Uma completa aparelhagem de tratamento terapêutico, contemplada com sala de RPG e estudio de Pilates, faz da clínica um centro de reabilitação, prevenção e promoção da saúde.
Com pouco mais de 30 anos, Robson Sitta é especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Santa Casa de São Paulo e pós-graduado em Posturologia. Tem sua experiência pautada pela aplicação de seus conhecimentos aos alunos da Academia Corpo & Saúde, onde futuramente iniciaria sua carreira profissional em consultório próprio. “Muitas pessoas procuram uma academia visando tratar dores crônicas, sem levar em conta suas restrições e particularidades. Essa parceria foi um casamento perfeito para os resultados de sucesso na evolução desses alunos” relata. Robson atuou também em grandes centros de referência, como o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Em janeiro de 2011, inaugurou sua clínica de fisioterapia visando atender nos mínimos detalhes as necessidades de seus pacientes, com qualidade, comprometimento e competência.
Dicas do especialista: evite o uso de salto alto, faça intervalos entre as atividades consideradas “pesadas” alternando com trabalhos mais leves, realize pequenas pausas entre as tarefas do dia, ao levantar-se da cadeira dê auxílio com os braços, nas escadas utilize sempre o corrimão, sempre carregue os objetos próximos ao corpo, evite atividades de grande impacto articular e controle sempre seu peso corporal sob a prescrição de um profissional.
O comportamento em relação à saúde mudou muito nas últimas décadas e as pessoas estão mais preocupadas em chegar à terceira idade com saúde e qualidade de vida. No bairro, a incidência desse público é grande e usufruir de tratamento e orientação terapêutica confiável é a melhor opção.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA