Xingu e os|Villas Boas

0
1982

Foto:

Xingu e os Villas Boas

Em comemoração aos 50 anos de criação do Parque Nacional do Xingu, o Sesc Pompeia desde julho apresenta a exposição Irmãos – O Xingu dos Villas-Boas. Merecida homenagem aos irmãos e sertanistas Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Boas além do médico Noel Nutels que se dedicou por mais de uma década à reserva, e do Marechal Rondon.
Projeto de Marcello Dantas e produzida pela O2 Filmes que finaliza o filme “Xingu”, dirigido por Cão Hambruger e com lançamento previsto para 2012. Os filhos de Orlando Villas-Boas, Dantas e Noel são os curadores da exposição que fica aberta à visitação até o dia 7 de setembro.
São quatro áreas expositivas que adentra no universo passional, pragmático, intelectual e poético dos cinco aventureiros. Além de histórica e documental é rica em experiências lúdicas, divertidas, plural e sensorial.
O espaço dedicado aos irmãos Villas-Bôas e a Noel Nutels, simboliza a força e a união entre eles. Cada um está representado por uma grande árvore com fotos, textos e objetos pessoais.
O espírito desbravador dos Villas-Boas, a coragem de enfrentar um território desconhecido, o cotidiano e os desafios encontrados no meio do caminho é o tema de outro espaço.
Ao longo do rio de histórias, cada etnia indígena está representada por uma estação em que características, crenças e costumes são mostrados por meio de vídeos, imagens e textos.
Tem uma série de documentários produzidos a partir do material dos próprios irmãos Villas-Bôas. A memória do Parque do Xingu, está representada com objetos de acampamento e elementos da cultura indígena.
No último espaço, é didicado à política indigenista defendida pelos irmãos Villas-Boas, com forma de mandalas, e as razões para se evitar o contato dos índios com o branco – como a questão das epidemias e a relação mercantil. E as formas de como o índio pode se aproximar dos brancos de maneira benéfica.
Há também uma área com os principais desafios da atualidade, entre elas as questões ligadas à proteção do Parque e à união da área.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA